Ação ocorreu na semana passada, com distribuição de material impresso, realização de palestra e exibição de vídeo ao público que viajava pela BR-020

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) promoveu, na última semana, uma ação de prevenção ao tráfico de pessoas. Na quarta-feira (25/5), véspera do feriado de Corpus Christi, servidores da Sejus/DF, em parceria com agentes da Polícia Rodoviária Federal, fizeram uma blitz na BR-020, com objetivo de alertar condutores e passageiros de veículos sobre os cuidados a serem tomados para evitar a ocorrência do crime.

Pelo menos 39 casos foram identificados como supostas vítimas do tráfico de pessoas no Distrito Federal, entre janeiro de 2012 e agosto de 2015, de acordo com dados da Sejus/DF. O número de ocorrências em todo o mundo chega a 20 milhões por ano e movimenta US$ 32 bilhões. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual, segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O objetivo da blitz foi orientar as pessoas sobre o crime, prevenindo-as quanto às propostas enganosas de trabalho em outras regiões ou países. Temos relatos de mulheres que receberam convites para trabalhar como empregadas domésticas, mas acabaram prostituídas. Há também jovens que são convidados para atuar em clubes de futebol, mas terminam obrigados ao trabalho escravo no campo”, relata a assistente social Annie Carvalho, servidora da Sejus/DF e uma das coordenadoras da ação.


A data da campanha denominada Coração Azul de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi escolhida devido ao aumento do fluxo migratório que ocorre nos feriados. O público que passou pelo local recebeu material impresso e assistiu a uma breve palestra e a um vídeo sobre o tema. As denúncias de casos suspeitos podem ser encaminhadas pelos canais do Disque 100 e do Ligue 180. De 27 a 30 de julho, ocorrerá a 3ª Semana Nacional de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas. Neste período, novas ações da Sejus/DF serão trabalhadas em benefício da população de Brasília.