Veja abaixo o vocabulário político 


Absolutismo – Sistema de governo em que o governante se investe de poderes absolutos, sem limite algum, exercendo de fato e de direito os atributos da soberania.

Anistia – Perdão geral. É um fato punível em que se extinguem todas as conseqüências.

Aristocracia – É um tipo de organização social e política em que o governo é monopolizado por um número reduzido de pessoas privilegiadas pelo seu merecimento real, sua nobreza, casta ou fidalguia.

Assembléia – Reunião de numerosas pessoas para determinado fim. Sociedade, corporação. Congresso.

Ato Institucional – Declaração solene, estatuto ou regulamento baixado pelo governo. Exemplo: AI-5.

Autoritarismo – Regime político que postula o princípio da autoridade. Ditatorialismo, despotismo.

Bicameralismo – Relativo ao sistema político em que o poder legislativo se divide em duas câmaras.

Burocracia – Administração com excesso de formalidades. Grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.

Câmara – O local onde se reúne uma assembléia. Divisão de um tribunal para julgar questões de determinada natureza.

Cidadania – Qualidade ou estado de um cidadão. Indivíduo no gozo de seus direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.

Comunismo – Sistema econômico e social baseado na propriedade coletiva dos meios de produção administrados pelo Estado. Prega a eliminação das classes sociais.

Confederação – É uma reunião de diferentes estados, que, apesar de sua autonomia, formam um só, reconhecendo um governo comum respeitando uma Constituição Federal.

Congresso – Reunião, encontro. Uma assembléia para discutirem assuntos de importância.

Conservador – Em política, é aquele que é favorável à conservação da situação vigente, opondo-se às reformas radicais.

Constituição – Lei fundamental e suprema de um Estado, que contém normas respeitantes à formação dos poderes públicos, forma de governo, distribuição de competências, direitos e deveres dos cidadãos, etc.

Constituinte – Aquele que tem atribuições constituídas pelo povo ou pelo governo para elaborar, redigir ou reformar a Constituição.

CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito

CUT – Central Única dos Trabalhadores

Decreto – Determinação escrita, emanada pelo chefe de Estado, ou de outra autoridade superior.

Democracia – Governo do povo. Soberania popular. Liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, dos poderes de decisão e execução.

Deputado – Indivíduo com a tarefa de tratar de negócios de outrem. Membro eleito de Assembléia legislativa.

Despotismo – Poder absoluto e arbitrário. Sistema de governo que se funda no poder de dominação sem freios.

Direita e esquerda – A Direita é constituída por elementos dos partidos conservadores. É a parte conservadora da opinião pública.

A Esquerda é constituída pelos indivíduos ou grupos políticos partidários de uma reforma ou revolução. A oposição parlamentar.

Distrito – Divisão administrativa de município ou cidade. Distrito federal: Sede do governo central, numa república federativa.

Ditadura – Forma de governo em que o poder está concentrado na mão de um indivíduo, classe social ou assembléia. Excesso de autoridade.

Elite – Minoria prestigiada e dominante em um grupo. Que tem mais poderes.

Fascismo – Sistema político nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático, liderado por Benito Mussolini na Itália.

Fazenda – Órgão da administração pública incumbido de arrecadar, administrar, fiscalizar e distribuir os bens patrimoniais da União, de um estado ou de um município.

Federação – União política entre estados ou províncias. Associação, aliança.

Gabinete – O conjunto dos ministros de Estado. O conjunto dos auxiliares ou colaboradores imediatos de um chefe de Estado, de um ministro, de um prefeito.

Governo – Sistema político pelo qual se rege um Estado. Modo pelo qual está administrado um Estado.

Hegemonia – Superioridade de uma cidade, classe social ou povo sobre outras cidades, classe social ou outros povos.

Hierarquia – Graduação da autoridade. Série contínua de graus, seja na ordem crescente ou decrescente.

Impeachment – No regime presidencialista, ato pelo qual se destitui, mediante deliberação do legislativo, o ocupante de cargo governamental que pratica crime de responsabilidade.

Inadimplência – Aquele que não cumpre as obrigações contratuais ou que não paga seus tributos.

Incentivo fiscal – Benefício concedido pelo governo na área fiscal, com o intuito de incentivar uma certa área, setor ou atividade econômica. Pode ser uma redução de alíquota, isenção, compensação, etc.

Inflação – É o desequilíbrio do sistema monetário, decorrente da redução do poder aquisitivo da moeda ao mesmo tempo em que há alta geral nos preços.

Inquérito – Conjunto de atos onde se visa apurar alguma coisa. Fazer perguntas, interrogar.

Isonomia – Aqueles estados que são governados pela mesma lei. Igualdade de todos perante a lei.

Legalidade – Quando está conforme a lei manda. Legitimidade.

Legislatura – Reunião de deputados e senadores (poder legislativo) em assembléia. Espaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder.

Legitimidade – Qualidade ou estado legítimo. Legalidade.

Liberalismo – O conjunto de idéias e doutrinas que visam a assegurar a liberdade individual no campo da política, da moral, da religião, da economia, etc., dentro da sociedade.

Lícito – Conforme a lei, legal. Admissível, permissível, justo.

Lobby – Pessoa ou grupo que, nas ante-salas do Congresso, tentam influenciar os representantes do povo no sentido de fazê-los votar segundo os próprios interesses ou de grupos que representam.

Mandato – Missão, incumbência. Poderes políticos concedidos pelo povo a um cidadão, por meio do voto, para que governe uma nação, estado ou município.

Ministro – Membro de um ministério. Designação comum aos juízes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal de Contas da União, do Tribunal Federal de Recursos e do Tribunal Superior do Trabalho.

MST – O Movimento dos Sem-Terra se encontra organizado em 22 estados brasileiros. Em seus 14 anos de existência, quase 140 mil famílias já foram assentadas. A sua forma de luta se traduz por ocupações organizadas por dezenas ou centenas de famílias. Surgiu entre 1978 e 1980, em sincronia com o processo de redemocratização da sociedade brasileira. Seus participantes visam três objetivos primordiais: a terra, a reforma agrária e uma sociedade mais justa, com o fim dos latifúndios improdutivos.

Nazismo - Movimento de direita, alemão, nos moldes do fascismo, imperialista, e cuja doutrina consiste na mistura de dogmas e preconceitos a respeito da pretensa superioridade ariana, sistematizados por Adolf Hitler.

Neoliberalismo – é a retirada do governo da economia, privatizando empresas, diminuindo também os seus investimentos sociais, visando a concorrência entre as empresas.

Nepotismo – Favoritismo. Uma pessoa que tem um alto cargo na política ou empresa, que coloca vários parentes para trabalhar nesse lugar, já com bons cargos e salários justificando que são cargos de confiança.

Niilismo – Doutrina segundo a qual nada existe de absoluto. Nada, aniquilamento.

Oligarquia – Governo de poucas pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.

Ombudsman – Pessoa encarregada de observar e criticar as lacunas de uma empresa, colocando-se no ponto de vista do público: "o ombudsman critica o próprio jornal que lê com os olhos do leitor".

Ostracismo – Afastamento das funções políticas (podem ser voluntárias ou impostas).

PCB – Partido Comunista Brasileiro. Surgiu após a redemocratização de 1945, foi extinto em 1965 com a queda do sistema pluripartidarista e retornou à cena em 1979.

PC do B – Partido Comunista do Brasil.

PDT – Partido Democrático Trabalhista. Fundado em 1979.

Pelego - Pessoa responsável por atenuar (diminuir) o conflito entre o patrão e o empregado.

PFL – Partido da Frente Liberal. Fundado em 1979.

PL – Partido Liberal.

Plebe – É o povo em oposição aos nobres.

Plebiscito – Voto do povo, por sim ou não, sobre uma proposta que lhe seja apresentada. Uma resolução submetida à aprovação do povo.

PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Fundado em 1979.

Poder Executivo – Responsável pela execução das leis, pelo governo e administração dos negócios públicos. É exercido pelo chefe de governo, que pode ser um Presidente da República ou um Primeiro Ministro. No Brasil, o Presidente da República é auxiliado pelos Ministros de Estado no âmbito federal; pelos Governadores, nos Estados, e pelos Prefeitos, nos municípios. Este poder é mais entendido como governo ou poder governamental.

Poder Judiciário – Este poder tem as atribuições de julgar, aplicar as leis, garantir a execução das mesmas e reparar as relações jurídicas violadas. Considerando que a extensão e amplitude dos conflitos são muito complexas e variadas, o Poder Judiciário atua através dos seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunais Federais de Recurso (TFR), Tribunais e Juízes Militares, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes do Trabalho e Tribunais e Juízes Estaduais. A estrutura e competência desses órgãos está fundamentalmente prescrita na Constituição. Este poder é guardião e defensor das garantias e dos direitos, no permanente resguardo das liberdades individuais, alicerçando, como tal, a ordem, a harmonia e a paz sociais.

Poder Legislativo – Compete a este poder a elaboração de leis que estruturam o ordenamento jurídico do Estado e, ainda, modificá-las ou revogá-las. A função legislativa é exercida pelo Congresso Nacional, composto de duas Câmaras: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, formadas pelos Deputados e Senadores, respectivamente. A Câmara dos Deputados é composta pelos representantes do povo, eleitos diretamente em cada Estado ou território, com mandato de quatro anos. O Senado Federal é formado pelos representantes dos Estados, representados por três Senadores, com mandato de 8 anos, renovando-se a cada período de 4 anos. O Poder Legislativo estadual é exercido pelas Assembléias Legislativas, formada pelos Deputados Estaduais e, nos municípios, pela Câmara dos Vereadores.

POR – Partido Operário Revolucionário.

PPB – Partido Progressista Brasileiro.

PPS – Partido Popular Socialista.

Prefeito – Aquele que está investido do poder executivo de um município.

Prerrogativas – Concessão ou vantagem com que se distingue uma pessoa ou corporação: " Prerrogativas do Presidente da República".

Privatização – Trazer para o setor privado ou particular. Particularizar algo.

PRN – Partido da Reconstrução Nacional.

Promulgação – Tornar público. Publicar oficialmente. " O governo promulgou a Constituição".

PRONA – Partido da Reedificação da Ordem Nacional.

PSB – Partido Socialista Brasileiro. Surgiu após a redemocratização de 1945, foi extinto em 1965 com a queda do sistema pluripartidarista e retornou a cena em 1979.

PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. Fundado em 1979.

PSDC – Partido social democrata Cristão.

PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.

PT – Partido dos Trabalhadores. Surgiu em 1979.

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro. Surgiu após a redemocratização de 1945, foi extinto em 1965 com a queda do sistema pluripartidarista e retornou a cena em 1979.

Quorum – Número mínimo de pessoas presentes exigidos por lei ou estatuto para que um órgão coletivo funcione.

Recessão – Período de atividade econômica reduzida, normalmente associado a elevadas taxas de desemprego e de inflação. 

Sanção – Aprovação dada a uma lei pelo chefe de Estado. Aprovação, confirmação. "Recebeu a sanção do Governo".

Sindicalismo - Movimento que preza a sindicalização dos profissionais para defesa dos interesses comuns.

Sindicato – Associação que age em defesa e em coordenação de interesses profissionais e econômicos de empregados e empregadores de vários ramos.

Sufrágio – Voto, votação. Apoio, adesão. Sufrágio Universal: Direito de voto a todos os cidadãos.

Totalitarismo – Um grupo que centraliza todos os poderes políticos e administrativos, não permitindo a existência de outros grupos ou partidos políticos.


Voto – Maneira de expressar a vontade ou opinião em um ato eleitoral ou em uma assembléia.