O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) falou, sobre a importância de investimentos na área de infraestrutura para combater o impacto financeiro e o desemprego causados pela pandemia do novo coronavírus

Foto: Rafaela Feliciano.

O GDF lança um pacote de obras com previsão de entrega até o fim de 2021. Entre as construções estão pontes e viadutos. Medida deve gerar 20 mil empregos. Com isso, o chefe do Executivo local divulgou pacote de obras no valor de R$ 300 milhões, que serão aplicados na construção de viadutos, reformas de tesourinhas e reforma da via Estrutural, entre outros. A medida abrange obras que estavam em andamento na capital, assim como novas construções.

Secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires explica que a proposta é manter um ritmo intenso de atividades voltadas a infraestrutura da capital, principalmente, durante a crise sanitária. “Brasília não pode parar e não parou durante a pandemia. Vamos continuar com as ações para garantir a retomada da economia e a geração de renda”, garante. O objetivo é que as obras sejam homologadas este ano e que sejam realizadas até 2021. “Algumas licitações já terão início neste mês, e todas as demais, a partir de agosto. Vamos trabalhar para isso”, afirma José Humberto.

Entre as obras que receberam os recursos estão oito restaurantes comunitários, dez creches, três escolas e sete viadutos — Riacho Fundo 1, Recanto das Emas, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante e Asa Sul e EPIG. Também, estão previstas construções de pontes para facilitar acesso na saída de Águas Claras e no Córrego de Samambaia.

Faz parte do projeto a entrega do Túnel de Taguatinga. As obras de desvios de trânsito necessárias para a construção da estrutura tiveram início em maio e, agora, a previsão é de que a perfuração comece em 29 de junho. Espera-se que até o fim de 2021 a obra esteja concluída. O governo também autorizou duplicações de algumas vias do DF para desafogar o tráfego de veículos em regiões como São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Sobradinho.

Postos de trabalho
Ibaneis Rocha frisa, desde o início da pandemia, sobre a necessidade de gerar empregos para combater a recessão econômica provocada pelo novo coronavírus. Uma das áreas de investimento para diminuir os impactos é o setor de construção. Segundo o secretário José Humberto, com o pacote de obras haverá a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos. “Sem dúvida a construção civil é uma das soluções para a crise financeira”, apontou.

O pacote de obras é realizado em conjunto com as secretarias de Transporte e Mobilidade (Semob), de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Obras (SODF), de Saúde (SES), de Educação (SEE), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

Principais obras

Sete viadutos 
Sudoeste, Riacho Fundo 1/Águas Claras, Recanto das Emas/Riacho Fundo 2, Sobradinho, Planaltina, Park Way/Riacho Fundo 1 e Plano Piloto

Quatro pontes 
Vicente Pires, Águas Claras, Águas Claras/Park Way e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA)

Dez creches 
Planaltina, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, Vila Telebrasília, duas no Gama e duas no Recanto das Emas

Três escolas 
Itapoã, Recanto das Emas e Samambaia

15 unidades básicas de saúde (UBS) 
Riacho Fundo 2, São Sebastião, duas em Sobradinho, duas em Planaltina, três no Sol Nascente/Pôr do Sol, Vicente Pires, Recanto das Emas, duas Santa Maria, Paranoá e Samambaia
Continua depois da publicidade

Oito restaurantes comunitários 
Santa Maria, Planaltina (Arapoanga), Sol Nascente, Samambaia, Vicente Pires, Varjão, Arniqueira e Taguatinga

Sete terminais rodoviários 
Santa Maria, Itapoã, Araponga, Gama, Estrutura, Sol Nascente e Varjão


Com informações do CB e fotos de antes da pandemia do Covid 19.