Por instabilidade no sistema da Caixa, contadores não conseguiram realizar o pagamento e terão que arcar com as cobranças adicionais


O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) fez um apelo em plenário, nesta quarta-feira (15), em favor dos escritórios de contabilidade de todo o país que não conseguiram recolher a primeira parcela do FGTS que venceu no último dia 7. Em função da pandemia, o governo estendeu o prazo para o pagamento das obrigações referentes aos meses de março, abril e maio de 2020. Esses valores devem ser pagos à Caixa Econômica Federal em até seis parcelas mensais, que vencem no dia 7 de cada mês, a partir de julho.

Segundo informou Izalci, vários problemas no acesso ao site da Caixa impediram a realização do pagamento e os contadores terão que pagar multa e juros. O senador informou que levou o assunto para a reunião de líderes do Senado e disse que esteve pessoalmente na Caixa para buscar ajuda.

“Nós precisamos achar alguma solução para esse impasse, ressalvar de multa e juros essa primeira parcela do fundo de garantia, para não cometermos injustiça com os contadores, principalmente”, avaliou.

Na sessão remota, Izalci disse ainda que também levou o assunto ao Ministério da Economia e pediu apoio ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), e ao líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) para resolver a questão.