Os jovens do Guará podem se alegrar. Na última terça-feira, 22 de setembro, a Administração Regional da cidade juntamente com algumas secretarias do Governo do Distrito Federal anunciaram um pacote de obras e reformas para a cidade e dentre elas, a reformulação da Casa da Cultura que agora passará a ser Casa da Cultura e Juventude

Foto: Renato de Castro.

A ideia da administração é usar a estrutura já existente da Casa da Cultura e complementar com o Centro de juventude, com uma maior oferta de cursos, levando capacitação profissional e técnica aos adolescentes e jovens, com idade entre 15 e 29 anos, e com isso a oportunidade do ingresso no mercado de trabalho. 

A criação do espaço público da Casa da Cultura foi assegurada para aproximar a comunidade de ações culturais e esportivas. No local, são disponibilizadas aulas gratuitas de danças, artes marciais, xadrez, informática, oficinas e sala de leitura. A Casa da Cultura tem seis salas no térreo para oficinas de inclusão digital, danças, teatro, música, artes plásticas, leitura e uma sala grande para exposições de artes plásticas localizada no andar superior. 

No prédio funciona também a parte administrativa da Gerência de Cultura. Na frente da Casa, foi concebido um espaço para receber eventos artísticos, como saraus e outras intervenções culturais. 

A administradora do Guará, Luciane Quintana, lembrou que com a pandemia o meio digital se tornou muito importante. “Acreditamos que o projeto pavimente o caminho desse jovem até o mercado de trabalho. Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para os nossos jovens e disponibilizar as ferramentas necessárias para isso, como por exemplo, cursos de informática. Estamos enfrentando uma pandemia e todos nós pudemos perceber a necessidade do meio online. Escolas tiveram que parar e esse recurso mostrou-se crucial. Disponibilizar o recurso perto de casa vai diminuir o abandono aos estudos”, destacou Quintana. 

Já para iniciar a parceria com o Centro de Juventude no local, a Secretaria de Juventude do DF doou 15 computadores para administração regional com o objetivo de a comunidade ter acesso aos equipamentos com acesso à internet. A instalação das máquinas será feito agora no mês de outubro, com previsão de mais 10 computadores até o final do ano. 

“A comunidade do Guará pode esperar que o atendimento é de excelência, principalmente para os jovens, com cursos na área de teatro, música, muay thai, culinária sustentável e cursos profissionalizantes”, lembrou o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos). 

Segundo o Secretário de Juventude, Kedson Rocha, a pasta organizará um ambiente dedicado e mais organizado aos jovens. “Essa parcela da população conhecida como nem-nem – nem estuda e nem trabalha – merece mais oportunidade para se profissionalizar. E é o que iremos fazer”. 

“Tem gente que é contra tudo e contra todos. Eu sou morador da cidade e agradeço ao poder público por trazer mais esta melhoria para nós. Vou utilizar este centro por acreditar que é uma ferramenta de transformação da juventude e renovação do movimento cultural do Guará”, comenta o morador do Guará, Anderson Antunes. 

A jovem Renata Araújo, 21, já espera a abertura das inscrições para os cursos e lembra da oportunidade de um trabalho e vida digna para essas pessoas. “Para nós, jovens do Guará, saber que aqui na nossa cidade vai ter um centro de cultura e juventude nos deixa muito feliz, e com a certeza que vamos ter mais um serviço público de qualidade. Em 2021 serei usuária desse serviço, e o centro vai tirar muitos jovens das drogas e do álcool e dar uma profissão, com isso gerando emprego e renda para nossas famílias”. 

A previsão é promover atividades de cultura, lazer, educação e capacitação profissional para milhares de jovens de uma vez. Guará é a quarta cidade contemplada com o espaço da Juventude, além das cidades: Estrutural, Samambaia e Ceilândia. A ideia da SEJUV é levar o espaço para várias regiões do DF. 

Vale ressaltar que a Administração Regional do Guará também irá dialogar com os representantes da comunidade cultural para aprimorar o projeto de forma que todos possam ser beneficiados. A Casa da Cultura e Juventude fica localizada na Avenida Contorno, AE Cave, Guará II, ao lado da Administração Regional.

Impacto
Qualificação e Oportunidades– Base para a implantação de alternativas de desenvolvimento, além de garantir a participação social e cultural em cada região administrativa.

Participação Social e Inclusão – consolidação de mecanismos efetivos para destinação de investimentos e construção de equipamentos sociais destinados ao atendimento das demandas da juventude.

Desenvolvimento local – modelo de desenvolvimento local, baseado nas características territoriais e na identidade coletiva, visando à sustentabilidade ambiental, social, cultural, econômica e política.

Direitos e Cidadania – Fomento a iniciativas de garantia de direitos promovidas por diferentes órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Protagonismo – incentivo à participação ativa dos jovens em fóruns locais e nacionais de políticas públicas, promovendo o seu acesso ao conjunto das ações definidas pelo governo e seu envolvimento no monitoramento daquelas que são implementadas em cada cidade do Distrito Federal.