Page Nav

HIDE

Grid

LIST_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ads

Destaques

latest

Futuro do MDF é a sustentabilidade, diz José Maurício Caldeira

Sócio acionista da Greenplac, ele conta que a empresa investiu na produção dos próprios insumos e em certificações que comprovam responsabil...

Sócio acionista da Greenplac, ele conta que a empresa investiu na produção dos próprios insumos e em certificações que comprovam responsabilidade ambiental, de acordo com Caldeira

José Maurício Caldeira, socio acionista do Grupo Asperbras. Foto: Divulgação

A sustentabilidade é um ponto chave para uma produção eficiente e essencial na estratégia de crescimento da Greenplac, a mais moderna fábrica de MDF do Brasil. “Acreditamos que oferecer um produto ambientalmente responsável agrega valor ao que fazemos e entregamos para o mercado moveleiro,” diz José Maurício Caldeira, sócio acionista e membro do Conselho de Administração do Grupo Asperbras, da qual a empresa é subsidiária.

Há dois anos no mercado, a Greenplac trouxe a sustentabilidade como eixo central em sua atuação desde o começo. Com tecnologia de ponta e alta capacidade, seu complexo industrial hoje conta com a Indústria de MDF e duas unidades de produção de materiais utilizados na fabricação do MDF, a fábrica de resina (inaugurada no início de 2020) e, mais recentemente, a de formol, que ainda está em fase de testes. “Isso só é possível porque nos dedicamos à verticalização de todos os nossos processos e à busca por certificações que comprovem o compromisso da Greenplac com a responsabilidade ambiental,” conta José Maurício Caldeira.

Produtora de 90% dos insumos utilizados na fabricação de seu MDF, a Greenplac utiliza eucalipto de plantações próprias e adquiridos no mercado (são mais de 17 mil hectares de florestas, monitoradas com alta tecnologia), resina e formol de produção interna, água de reuso e energia proveniente de fontes internas - a Usina Termelétrica de Guarapuava, no interior do Paraná, é outra subsidiária do Grupo Asperbras e alimenta a planta da Greenplac indiretamente, por meio de compensação energética.

A Greenplac realiza também ações de proteção ao meio ambiente, como o tratamento de efluentes, coleta seletiva, técnicas de plantio e replantio e geração de energia a partir de biomassa. A empresa também apoia projetos junto a entidades para capacitação de mão de obra, como a parceria com o SENAI.

Certificações e mercado internacional

Recentemente, a Greenplac conquistou a recomendação para a certificação FSC - CoC (Cadeia de Custódia). Concedido pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC), o selo reconhece produtores que coletam matérias-primas em florestas certificadas e garante o rastreamento desde o processo de fabricação da matéria-prima até a sua chegada ao consumidor final.

Agora, a Greenplac está implantando o ISO (International Organization for Standardization), certificação que promove a padronização das normas e procedimentos a serem seguidos em todo o processo industrial. Ele atesta que a empresa atua de acordo com padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental.

“Essas certificações fazem parte do plano de expansão e crescimento da Greenplac,” diz José Maurício Caldeira. “Cada nova certificação que conquistamos é um testemunho de nossa preocupação com a excelência de nossos produtos, serviços e processos.”

Esses selos fazem parte ainda da estratégia de expansão da empresa com vistas ao mercado internacional. Por isso, a Greenplac também investiu na certificação pelo selo CARB (California Air Resources Board). “Desta forma, poderemos iniciar a exportação do MDF Greenplac para os Estados Unidos e outros países da América do Sul”, explica Caldeira. É mais uma etapa no crescimento, sempre com foco em sustentabilidade, da Greenplac.

Grupo Asperbras

O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços.

Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros.

Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Assessoria de Comunicação do Grupo Asperbras

Lucas Leal (11) 93437-1148 – lucas@ecco.inf.br

Nenhum comentário