O relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 (PLN 9/2020), senador Irajá (PSD/TO), acatou emenda que possibilita ampliação de batalhões da Polícia Militar no Distrito Federal. Além da PM, o texto também abrange aumento de quartéis e delegacias do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, respectivamente

Ao todo, a emenda, de autoria do deputado federal Luis Miranda (DEM/DF), indica um número de 50 projetos para a área de segurança pública. Isso significa que seria um orçamento para reforma ou até ampliação em batalhões da PM, Corpo de Bombeiros, delegacias, além dos equipamentos.

“Nós acrescentamos algo que não estava disponível para a área de segurança pública. Não iríamos ter condições de ampliar batalhões de polícia no ano de 2021”, destaca o deputado. Segundo ele, no texto da PLDO não havia essa indicação de obras. Ele então, encaminhou uma “emenda de meta”, que serve para indicar uma meta específica dentro do orçamento.

Atualmente, a população do DF conta com 38 delegacias de polícia (DPs), além de 8 delegacias especializadas; 43 batalhões da Polícia Militar e de Trânsito e 28 quarteis do Corpo de Bombeiros do DF.

Ressalte-se que muitas unidades precisam de reformas urgentes. Poucos dias atrás, o Governo do DF reinaugurou a 17ª Delegacia de Polícia Civil, em Taguatinga. Foram investidos mais de R$ 3 milhões na reformulação completa da unidade, construída há 38 anos. Muito tempo.