O Natal de Brasília teve uma cara especial em 2020. No ano em que a capital federal completou 60 anos e que o mundo foi afetado pela pandemia de Covid-19, o projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança, trouxe a magia e as luzes tradicionais desta época do ano como uma celebração da identidade brasiliense e promoveu atrações especialmente pensadas para crianças e adultos de todas as regiões administrativas



E foi justamente por isso que André Clemente, secretário de economia do Governo do Distrito Federal, recebeu das mãos do jornalista Paulo Melo, presidente da comissão do júri, o prêmio Paulo Melo o prêmio Cidade Iluminada pela iluminação natalina do DF em 2020.

As luzes que encantaram a Esplanada dos Ministérios, passando pela Praça e pelo Palácio do Buriti até chegar à Praça do Cruzeiro. A programação durou mais de um mês.

O secretário de Economia, André Clemente, afirmou que o Governo do Distrito Federal se mobilizou para que o Natal fosse um momento de esperança para a população de Brasília. "Foi um ano difícil, mas um ano que nos fez mais flexíveis, nos tornou maiores e mais resilientes. Esse foi um Natal de luz, que iluminou a cidade, quando todos achavam que não haveria luz nem o que celebrar", disse.

O Brasília Iluminada teve impactos além da beleza e do espírito natalino. Capitaneado pela Secretaria de Economia, o projeto foi construído em conjunto com as secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social e alcançou vitórias importantes no incentivo à economia local e na geração de renda, além do incremento ao turismo da capital.

No total, foram mais de mil postos de trabalho de forma direta, com 100% mão de obra contratada sendo local. Além das secretarias, o projeto também contou com a participação dos deputados distritais, que garantiram recursos para o financiamento do Natal Iluminado.