Em fevereiro o Hospital Regional de Formosa deu início ao atendimento de cirurgias eletivas para ortopedia e ginecologia, um passo importante para a unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED. Em março, é a vez de dar início a realização de um exame de extrema importância para a saúde da mulher: a mamografia.

A partir do dia 19, as mulheres de Formosa e municípios vizinhos contarão com a implementação deste diagnóstico por meio de um equipamento moderno que deve gerar cerca de 120 exames por mês, todos eles devidamente agendados pelo Complexo Regulador do Estado de Goiás.

Com a implantação do aparelho, o HRF torna-se a única unidade de saúde pública de Formosa a oferecer o exame de forma gratuita via SUS – Sistema Único de Saúde.

“Estamos muito orgulhosos de oferecer mais esse serviço à população. Inauguramos leitos de UTI, iniciamos as cirurgias eletivas e agora temos um mamógrafo para aumentar ainda mais o cuidado no atendimento à mulher”, diz Vânia Fernandes, diretora do Hospital.

Diagnóstico precoce

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, depois dos casos de pele não melanoma, e representa 25% do total de casos de câncer femininos no mundo. A doença caracteriza-se por ser um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama.

A mamografia ou mastografia é um exame de imagem que tem como função estudar o tecido mamário para rastrear o desenvolvimento de nódulos, mesmo que ainda não sejam palpáveis. Ele é indicado para mulheres com idades acima de 40 anos.

Vale ressaltar que o exame é um complemento importante para o diagnóstico do câncer de mama, sozinho ele não garante o resultado positivo. Dependendo do caso, o médico responsável pelo tratamento solicita análises mais específicas para confirmar o tumor.

Referência

Mesmo com todos os esforços centralizados no enfrentamento da Covid-19, o Hospital Regional de Formosa (HRF) continua investindo em obras de infraestrutura e qualidade no atendimento aos pacientes.

A implementação do sistema de mamografia é só mais um exemplo dos investimentos que estão sendo feitos na unidade de saúde desde sua estadualização. Atender os pacientes e oferecer tratamento de qualidade às mais diferentes enfermidades é o principal objetivo do hospital.

 

“Vamos continuar trabalhando dia e noite para elevar ainda mais a qualidade do HRF, oferecendo tratamento humanizado e acolhedor”, finaliza Vânia Fernandes.

 

Sobre o HRF 

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia, o hospital com todas as melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br