Hospital recebe pacientes via Complexo Regulador para os leitos de UTI e Enfermaria exclusivos para pacientes acometidos pela doença



Foto: Divulgação

Os casos de Covid-19 estão aumentando em todo o país e demanda por leitos, seja em Unidades de Terapia Intensiva ou enfermarias, faz com que os hospitais se adaptem à nova realidade. Não está sendo diferente no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). Em fevereiro de 2021, a unidade de saúde do Estado de Goiás retomou as internações de pacientes diagnosticados com Covid-19 para dar suporte à população do Centro-Goiano.

O hospital ampliou de 8 para 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), equipados com ventiladores mecânicos, bombas de infusão e monitores. Houve também a ampliação da Enfermaria exclusiva, que atualmente conta com 21 leitos exclusivos para casos de síndrome respiratória aguda grave.

“Nos adaptamos rapidamente para essa nova onda da Covid-19. Estamos preparados para acolher e cuidar de todos os pacientes que chegam ao hospital via Complexo Regulador do Estado”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin.

O Hospital ainda conta com um tanque de oxigênio de 3 mil m³, implantado em abril de 2020 para garantir oxigênio suficiente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de cilindros de apoio, sendo 24 de 10 m³ e 15 de pequeno porte pronto para uso, com de 1m³ cada.

Essa estrutura garante insumo suficiente para o tratamento contra a doença, considerando que um dos principais sintomas da Covid-19 é conhecido como infecção do sistema respiratório, situação que dificulta a respiração e pode levar a outras doenças, como a pneumonia.

É importante ressaltar que os leitos disponíveis no Hutrin, assim como todos os que fazem parte da rede estadual, são regulados pela Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e podem receber pacientes de qualquer região, de acordo com a disponibilidade de vagas e perfil clínico dos pacientes.

O Hospital de Urgências de Trindade, desde o início da pandemia tem sido um grande aliado na luta contra a Covid-19. Mais de 8,6 mil pessoas foram atendidas no Pronto-Socorro especializado, que ficou ativo entre os meses de maio e novembro. Ao todo, cerca de 180 pacientes graves que precisaram de internação foram recuperados e puderam voltar para suas casas. Agora com a retomada das internações o objetivo é ajudar ainda mais a população neste momento de vulnerabilidade.

“Reiteramos nosso pedido para que a população permaneça em casa e que só saia em casos de extrema urgência. Juntos somos muito mais fortes”, finaliza Pádua.

 

Sobre o HUTRIN                                                                                                    

O HUTRIN (Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos) é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa, que integra a Rede Estadual de Hospitais de Urgências e Emergências do Estado de Goiás (Rede HUGO). O Hospital tem 48 leitos, sendo oito de UTI, perfil assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica, clínica cirúrgica e clínica médica e clínica ortopédica sendo referência para Trindade, onde está localizado, e as cidades vizinhas.

Desde o dia 25 de agosto de 2019, o HUTRIN encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS) que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED administra o HUTRIN para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.

________________

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br