Médica do Hutrin diz que é preciso estar atento aos sinais do corpo e ter rotina de exames

Banco de imagens


Qual foi a última vez que você foi ao médico para se consultar e saber como anda a sua saúde? Normalmente as pessoas só marcam uma consulta quando sentem algo muito fora do comum: uma dor intensa ou um caroço que nasceu. Muitas vezes um problema simples pode se transformar em um caso mais grave.

A Organização Mundial da Saúde instituiu o 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar as pessoas que em muitos casos e, quando há tratamento precoce, o câncer pode ser curado. A doença é a segunda que mais mata no mundo.

A médica clínica do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) Ana Sara Zanin Mendanha França Gomes faz um alerta sobre a importância de estar atento aos sinais do corpo e manter uma rotina de exames e acompanhamento médico cuidando da saúde.

“É fundamental que a pessoa tenha consciência corporal e conheça seu corpo. Fique atenta a sintomas como uma febre, emagrecimento sem motivo, dor crônica que não apresente  melhora ou uma manchinha na pele”, diz a médica.

Ana Sara explica que, mesmo com a pandemia, não se pode descuidar. “O câncer é uma doença que pode ocorrer em qualquer órgão e dependendo do local o corpo se manifesta de forma diferente”.

No Brasil, o câncer é considerado a doença que mais mata, sendo o câncer de pele o mais incidente com 177 mil novos casos estimados. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil devera registrar 625 mil novos casos para cada triênio 2020/2022.

Ainda de acordo com o INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são os de pele, próstata, mama, cólon e reto, de pulmão e de estômago.

Prevenção

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença adotando um estilo de vida saudável e seguindo algumas recomendações como: manter alimentação saudável, não fumar, controlar o peso corporal, praticar atividades físicas, consultar anualmente o medico e fazer exames de rotina, tomar a vacina contra Hepatite B, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar comer carnes processadas, evitar a exposição solar entre às 10h e 16h e usar proteções adequadas como chapéus, camisa de manga longa, protetor solar e guarda-sol, entre outros.     


Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br