Page Nav

HIDE

Grid

LIST_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ads

Destaques

latest

Limpeza hospitalar é tema de encontros on-line e gratuitos no mês de abril

  Facop realiza série de conversas ao vivo pelo Youtube para falar sobre importância da higienização correta em unidades de saúde Ao longo d...

 



Facop realiza série de conversas ao vivo pelo Youtube para falar sobre importância da higienização correta em unidades de saúde

Ao longo de todo o mês de abril, a Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop) debate a importância da higiene hospitalar para a saúde de todos, principalmente neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Transmitidas pelo YouTube todas as terças-feiras, a partir da 18h, as lives fazem parte do programa Encontro Marcado e têm como público-alvo não apenas os profissionais do setor de asseio e conservação, mas o público em geral. O doutor em Biologia e coordenador dos cursos de limpeza profissional da Facop, Mário Guedes, explica que o tema dos encontros de abril foi definido para reforçar o papel fundamental que a limpeza profissional tem dentro das unidades de saúde. “Passado um ano de pandemia, observamos que a situação continua crítica, inclusive com crescimento de contaminações e óbitos em decorrência da Covid-19. A Facop acredita que limpeza é sinônimo de saúde e bem-estar, por isso a iniciativa de falar a respeito da atuação do setor que está na linha de frente”, afirma.

Além dos professores e instrutores da Facop, participam das lives convidados especialmente escolhidos para discutir subtemas relacionados à limpeza hospitalar, como a biossegurança nesse ambiente, o dia a dia da limpeza nesses espaços e como funciona a copa hospitalar. “Recentemente lançamos a campanha ‘Onde você estiver, a Facop está com você’, que é uma forma de levar a capacitação, conhecimento e informação para os profissionais de forma prática e contínua”, detalha Guedes. Atualmente na terceira temporada, o Encontro Marcado é uma das ações da campanha e ganhou ainda mais relevância com a suspensão temporária das aulas presenciais na instituição.

Vidas da limpeza importam

Desde o ano passado, o governo federal declarou a limpeza como uma atividade essencial no enfrentamento à pandemia. Mesmo assim, o setor ainda luta pela valorização desses trabalhadores. O movimento “Vidas da limpeza importam” é uma iniciativa de entidades sindicais e outras instituições, e tem como objetivo difundir o reconhecimento dos profissionais de limpeza para que eles tenham preferência no acesso à vacina. “É preciso ampliar a valorização do profissional de limpeza. É ele o responsável por garantir ambientes livres de micro-organismos que podem contaminar a equipe de saúde e os pacientes. O trabalho executado pelo profissional de limpeza prepara o ambiente para a ação de salvar vidas”, lembra Guedes.

Realizado ao vivo, o Encontro Marcado permite que os espectadores participem da aula, enviando perguntas ou deixando comentários para os instrutores. Depois, as lives ficam disponíveis no YouTube da Facop.

Serviço

Encontro Marcado

Quando: toda terça, às 18h, no YouTube da Facop (youtube.com/facop.oficial)

O evento é on-line e gratuito. Não é necessário fazer inscrição.

Próximos episódios:

06/04: NR 32: Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

13/04: Limpeza hospitalar - produtos químicos

20/04: Biossegurança em ambiente hospitalar                          

27/04: Copa hospitalar: como funciona?

04/05: Dia a dia da limpeza hospitalar

 

Sobre a Facop

A Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) é o resultado da união dos sindicatos patronal (SEAC-PR) e laboral (Siemaco) do setor do asseio e conservação. Ela funciona com três unidades de negócio - Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA), Central de Empregos, e SESMT Coletivo - de modo a prestar apoio ao setor na capacitação, encaminhamento para vagas de emprego e medicina e segurança do trabalho. A Facop trabalha com a educação e a profissionalização como ferramenta para a emancipação social e a melhoria constante dos serviços oferecidos pelas empresas. Desde sua fundação, em 2002, já são mais de 70 mil certificados emitidos pela instituição. Em breve, a Facop vai lançar o primeiro Museu da Limpeza Profissional em todo o mundo, que conta a história do setor.

Nenhum comentário