Data é celebrada com palestras, café da manhã especial e outras atividades para os colaboradores dos hospitais geridos pelo IMED

Profissionais do HRF na celebração do Dia Internacional da Enfermagem no hospital. Foto: Divulgação.

Hoje, 12 de maio, é o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser o dia do nascimento de Florence Nightingale, pioneira na área que serviu de inspiração para os profissionais de saúde. 

Enfermeiras, enfermeiros, técnicas e técnicos de enfermagem, que também estão na linha de frente no combate à pandemia, estão sendo homenageados nos hospitais de Urgência de Trindade (Hutrin), Regional de Luziânia (HRL), Regional de Formosa (HRF) e Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), todos administrados pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.

No HRF acontece a Semana da Enfermagem com palestras sobre temas relevantes para os profissionais. A ação conta com café da manhã especial.

Um culto ecumênico será realizado no Hutrin para celebrar a data. O momento será utilizado para agradecer a dedicação, o comprometimento e a força dos profissionais que empenham suas vidas para cuidar de outras pessoas.

Ao longo do mês, o Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos (HRSLMB) e Hospital Regional de Luziânia (HRL), realizarão atividades com os colaboradores, tais como palestras e rodas de conversa.

“Temos 571 profissionais no corpo de enfermagem, são mulheres e homens muito importantes para o êxito do nosso trabalho, tratamento e recuperação dos pacientes”, afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua, que comanda a gestão de quatro hospitais públicos no interior de Goiás. 

A data também foi tema da 38ª edição da “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical, um dos mais importantes projetos do IMED de conscientização e amparo emocional a pacientes e equipes médicas.

O engenheiro e voluntário Hercílio Ramos Júnior, além de cantar lindas canções, exibiu vídeos especiais para homenagear enfermeiros, técnicos e auxiliares. “O corpo de enfermagem é fundamental na recuperação dos pacientes. Esses profissionais merecem muito respeito, gratidão e reconhecimento. Eles são protagonistas na batalha contra a Covid-19”, conta.  

Transmitida por meio da plataforma Youtube, a live musical chega aos pacientes e equipes de saúde de todos os hospitais geridos pelo IMED em Goiás e para os moradores de cinco Residências Terapêuticas em Alfenas (MG), também administradas pelo Instituto.