A Plataforma oferecerá aos gestores públicos a oportunidade de avaliar pontos suscetíveis a irregularidades nas instituições que representam. Objetivo é reduzir níveis de fraude e corrupção




O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) será lançado nesta quinta-feira, 20 de maio, às 10 horas, em evento virtual transmitido pelo canal do Tribunal de Contas da União (TCU) no YouTube. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), como coordenador da Rede de Controle do Distrito Federal e participante da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), apoia a iniciativa. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O PNPC apresentará a plataforma de autosserviço 'e-Prevenção', que oferece às organizações públicas a oportunidade de se autoavaliarem e verificarem o quanto estão suscetíveis à ocorrência de fraude e corrupção em suas estruturas. O programa é uma ferramenta de apoio aos gestores que desejam identificar as fragilidades de suas organizações como forma de promover uma administração pública com elevados padrões de integridade.

Por meio de uma plataforma de autosserviço online, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição e descobrir os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas ou irregularidades. A partir do diagnóstico, terá acesso a um plano de ação que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da entidade que representa. O PNPC oferece ainda orientações, treinamentos e modelos e dispõe de parcerias com entidades públicas e privadas para a implantação de práticas de governança e controle.

O evento é destinado a todos os gestores da administração pública e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil. Mais informações: www.rededecontrole.gov.br.

Sobre a rede
Criada em 8 de dezembro de 2016, a Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal tem como objetivo integrar os órgãos de investigação e controle para estabelecer práticas uniformes de diagnóstico, prevenção e repressão à corrupção. Além do MPDFT, participam da rede o Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF), a Controladoria-Geral do DF (CGDF), a Secretaria de Fazenda (SEF/DF) e a Polícia Civil (PCDF).