Campanha busca alertar a população sobre a importância do ato de doar sangue


Foto: Divulgação

 

A doação de sangue não é somente um gesto de solidariedade. É uma atitude que pode salvar vidas. Uma única doação pode auxiliar até quatro pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de transfusão.

 

Apesar da importância do ato, o índice de doadores no Brasil ainda é baixo. De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,6% da população brasileira doa sangue, enquanto o número ideal é de 3% a 5%.

 

Para conscientizar colaboradores e pacientes sobre a importância da doação, o  Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), realizou ações da campanha Junho Vermelho, por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT). Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho, Carlos José Alves, a ação foi realizada para promover a empatia e a humanização por meio de um gesto simples e nobre.

 

“O momento de doação é único, o fato de se debruçar sobre a necessidade alheia e querer efetivamente ajudar na solução é quase sempre uma terapia do bem e que pode trazer a sensação de realização e felicidade incomparáveis”, afirma Carlos José.

Como parte da ação, foram entregues aos colaboradores laços vermelhos que são símbolos da campanha e folders educativos com orientações para quem quer ser doador. Cards digitais também foram elaborados para serem compartilhados por aplicativos de mensagens e redes sociais.  

O técnico também ressalta que a unidade de saúde pública sempre incentiva seus colaboradores e a população em geral a doarem sangue. Periodicamente, o Hutrin recebe a unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue. “Durante todo ao ano nós frisamos a importância da participação da comunidade nesse tipo de ação, afinal é um simples gesto e a doação ajuda a salvar muitas vidas”, relata Carlos José.

Junho Vermelho

 

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento “Eu Dou Sangue” para alertar as pessoas a respeito da necessidade de aumentar o número de doadores de sangue no Brasil e no mundo. O mês de junho foi escolhido, pois no 14 é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, além disso os hemocentros registram baixa nos estoques nos meses de junho, julho e agosto por serem mais frios, além de coincidir com o período de férias escolares.

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br