O coração do Governo de Goiás pulsa na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e posso provar com fatos. O primeiro é a velocidade, ímpar e inegável, da abertura de novas frentes de serviços que a gestão de Ronaldo Caiado imprime ao Estado, por meio da agência, nesse 2021. Mal as chuvas terminaram, intensificamos a distribuição das equipes de manutenção, a retomada e a conclusão de obras rodoviárias e civis por todas as regiões. É determinação do governador que o Estado leve benefícios ao povo em cada canto de Goiás, e a Goinfra cumpre sua obrigação à risca

Por Pedro Sales

Um exemplo é a chegada das nossas máquinas à GO-174, entre Diorama e Montes Claros, onde a população aguardava pela conclusão da pavimentação há 25 anos. Há quem diga que seja mais tempo e que a espera remonte a 1981, portanto, 40 anos. Hoje, sem mais demora, a Goinfra está no trecho para acabar com a poeira de uma vida inteira e restaurar o asfalto antigo e completamente deteriorado. Em seis meses.

Poderia citar tantos outros casos emblemáticos e demonstrar como investiremos R$ 1 bilhão somente neste ano, depois de azeitar a máquina e fazer a engrenagem da Goinfra rodar com a máxima eficiência e eficácia no maior programa de entregas de infraestrutura que o Estado já experimentou: o Goiás em Movimento.

É por meio do Goiás em Movimento que o governo estadual vai implantar 180 pontes, sinalizar 5 mil quilômetros de rodovias, reformar mil quilômetros de estradas, inaugurar hospitais, ginásios de esportes, entre outras obras civis, e ainda resolver problemas estruturais em ruas e avenidas dos 246 municípios goianos, a partir de parcerias com as prefeituras. Tudo em um biênio. Meta ousada, que já está em execução.

É, nós pulsamos forte.
Outro fato: a qualidade e a responsabilidade do que é feito pelo Governo de Goiás, via sua agência. Quem vê as obras de perto sabe que aplicamos avançadas técnicas de engenharia. É um projeto executivo bem feito, dentro dos padrões e normas modernas e inclusivas. É a aferição rotineira do que é executado pelas contratadas, com o Laboratório de Qualidade da Goinfra, reativado em 2020. E, se por um lado a gente cobra, por outro, cumpre nossa parte com respeito. Serviço finalizado é medido e pago, sem necessidade de favores, conversas atravessadas ou jeitinho, como era praxe antigamente.  

Assim, a execução de nossas obras, sejam de manutenção ou aquelas que fazem parte da carteira prioritária da Goinfra, tem começo, meio e fim. Há planejamento, investimento responsável e cauteloso dos recursos públicos. A gente não fala o que vai fazer, a gente faz e entrega à população.

Mas nem só de técnica, investimento e responsabilidade é feita a Goinfra. Outro fato. Ela é constituída por pessoas, gente imbuída do propósito disseminado em todo o governo Caiado, que é levar cidadania e serviços públicos de qualidade à população. Proporcionamos essas entregas construindo infraestrutura. Apesar de ser um trabalho que se mostra extremamente técnico, é uma tarefa árdua que exige comprometimento e amor para seguir forte, afinal a obra no trecho não para e nos desafia dia e noite.

Assim, a Goinfra é como um coração, pulsa 24 horas por dia, 7 dias por semana em benefício de cada canto de Goiás.


PEDRO SALES é Presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).