Vitor Lemes, de 25 anos, chegou a escrever uma carta sobre a sua história de vida enquanto esteve internado na UTI do HRSLMB

Paciente mais jovem covid-19 uti HRSLMB 
Vitor Lemes com a equipe do HRSLMB no dia de sua alta. Foto: Divulgação.

A pandemia do Coronavírus aumentou significativamente o índice de contágio em 2021, sobretudo em pessoas mais jovens. No Hospital Regional de São Luís de Montes Belos - Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), Vitor Lemes, de 25 anos, foi o paciente com Covid-19 mais jovem a ser atendido na UTI da unidade até o momento.

Vitor, que trabalha como churrasqueiro, permaneceu internado por seis dias na UTI do HRSLMB até receber alta. Ele chegou a estar com 75% do pulmão comprometido pela doença e sentiu muita febre, dores no corpo, falta de ar e perda de paladar e olfato.

"Receber essa notícia sobre os pulmões, realmente fiquei muito ruim, em estado de choque e pensei que não fosse aguentar. Só tenho a agradecer pelo esforço de todos que cuidaram de mim, pelo carinho que tiveram comigo, foram essenciais para a minha recuperação, sem essa equipe eu não teria aguentado", disse o rapaz.

Enquanto esteve internado, Vitor teve uma ideia para aliviar a tensão e o nervosismo que a doença causa nos pacientes, além de ter uma atividade para passar o tempo. Ele decidiu escrever uma carta contando sua história de vida no hospital e agradecendo a equipe do HRSLMB por tudo o que fizeram pela sua saúde.

Paciente mais jovem covid-19 UTI HRSLMB 
Trecho da carta escrita por Vitor quando estava no HRSLMB. Foto: Divulgação.

O HRSLMB preparou outra surpresa para Vitor no dia de sua alta. Alexandre Machado, coordenador de enfermagem da UTI do hospital entregou um Certificado de Bravura ao jovem por ele estar recuperado após vencer a guerra contra o vírus.

"Fiquei muito emocionado, não esperava que seria tão especial esse momento, foi uma surpresa muito grande. Esse trabalho realizado de maneira humanizada pela equipe é fundamental, faz toda a diferença para a recuperação e a gente se sente acolhido", contou Vitor sobre o presente recebido.

Para Alexandre, a entrega de uma simples homenagem como essa é um gesto de carinho que faz a diferença e possibilita que os pacientes se sintam conectados com a equipe médica e isso os tornam mais engajados e confiantes em seus processos de recuperação.

"A rotina de um hospital, principalmente nesse momento de pandemia, é realmente muito intensa. Fazer um trabalho mais humano e proporcionar momentos de alegria aos pacientes são essenciais para a sua alta, para eles se sentirem felizes e satisfeitos com o serviço fornecidos pelo hospital", avaliou Alexandre.

Confira a carta escrita por Vitor na íntegra:

[sic]_"Olá, amigos e amigas. Eu sou o Vitor Lemes Pereira, estou aqui para falar um pouco de mim, espero que gostem.

Eu sou um rapaz que fui uma das pessoas que pegaram a doença Covid-19. Fiquei muito ruim, quatro dias em casa e seis dias no hospital de Iporá.

Depois vim (hospital) para umas pessoas que me ajudaram muito (no HRSLMB). Estou evoluindo, estou muito alegre de conhecer este pessoal que me ajudou muito. Deus salvou a minha vida e eu agradeço do fundo do meu coração. Aqui aprendi a viver o que é o amor, porque essa palavra sempre saiu de dentro do hospital.

Essas são palavras que emocionam, obrigado, meu Deus, por colocar essas pessoas na minha vida, eu nunca vou esquecê-las. Gente, não é fácil, mas com vocês eu encarei de frente essa fase da minha vida.

Obrigado minha família, você, mãe, e eu não posso esquecer de vocês, amigos. Letícia e Sirlam, pessoas que fazem parte da minha família e, principalmente, duas pessoas que sem elas eu não lutaria contra esta doença.

E você, meu amor, minha filha, eu amo vocês demais. Tenho que cuidar de vocês mais. Deus me provou isto, obrigado a vocês todos. Meu amor, não chore, porque eu estou quase saindo para te abraçar. Obrigado, família, amo vocês todos. Aqui encerro finalmente, amo vocês todos.[sic]

Ass: Vitor Lemes Pereira”