Page Nav

HIDE

Grid

LIST_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ads

Destaques

latest

Live do Amor Cantado faz homenagem aos profissionais de psicologia

  Programa especial faz parte das comemorações pelo dia do especialista em saúde emocional, celebrado em 27 de agosto   Foto: Divulgação ...

 

Programa especial faz parte das comemorações pelo dia do especialista em saúde emocional, celebrado em 27 de agosto

 

Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, muitos profissionais precisaram se adaptar a novos métodos de trabalho e a solucionar imprevistos. Dentro dos hospitais não foi diferente, as rotinas se intensificaram, o fluxo de pacientes cresceu consideravelmente e as preocupações causadas por uma doença altamente transmissível tomou conta das equipes multidisciplinares.

Neste período, para manter o equilíbrio e a saúde emocional tanto de pacientes, como dos próprios colaboradores, uma especialidade ganhou destaque: a psicologia. Os profissionais da área foram – e continuam sendo – essenciais no dia a dia das unidades. Por meio de ações, diálogos, acolhimento e apoio, eles zelam pela qualidade de vida e bem-estar de todos.

Pensando nisso, o projeto Amor Cantado – Acolhimento Musical, transmitido semanalmente para os Hospitais Estaduais de Trindade, Luziânia, Formosa e São Luís de Montes Belos, em Goiás, e Residências Terapêuticas em Alfenas (MG), dedicou a live da última quarta-feira (25) aos psicólogos de todo o país.

“Nós temos muito o que agradecer a esses profissionais, que mesmo em um cenário de grande vulnerabilidade social, conseguiram ajudar com palavras, gestos e afeto milhares de pessoas ao redor do mundo”, disse Hercílio Ramos Júnior, engenheiro voluntário que comanda o projeto.

Para Sayonara de Cássia, psicóloga do Hospital Estadual de Formosa (HEF) durante a pandemia os profissionais da área precisaram ser ainda mais resilientes. “As pessoas demonstram maior sensibilidade neste período. O sentimento de ansiedade aflorou, bem como o medo e a angustia. Nosso papel nisso tudo foi trabalhar com comprometimento para oferecer conforto e segurança, além de recuperar a autoestima daqueles que foram acometidos pela doença”, explicou.

Polliana Alves, profissional da equipe de psicologia do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) conta que acompanhar pacientes e familiares durante a pandemia tem sido muito marcante. “No dia a dia nós testemunhamos muitos casos, de perdas e recuperações. Em cada um deles aprendemos um pouco mais sobre as emoções humanas. É um trabalho muito gratificante poder ajudar as pessoas nesse período tão difícil”, contou.

 

 Saúde emocional

Os hospitais geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED em Goiás oferecem apoio psicológico para os pacientes e familiares, por meio dos atendimentos diários das equipes especializadas, e para todos os colaboradores das unidades, com o Projeto Escuta Terapêutica.

A iniciativa é uma linha de comunicação exclusiva e aberta entre funcionário e psicólogo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h. O profissional que precisa de apoio psicológico para lidar com qualquer tipo de problema tem, ao alcance de uma ligação ou envio de mensagem, o auxílio de um especialista.

“Os psicólogos têm um papel fundamental na sociedade. Com muito trabalho e dedicação eles oferecem saúde emocional e qualidade de vida para as pessoas. Nós prezamos muito por isso, tanto que contamos com especialistas da área dentro e fora da unidade para garantir bem-estar aos pacientes, familiares e colaboradores”, finalizou Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

 

 

Nenhum comentário