Page Nav

HIDE

Grid

LIST_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ads

Destaques

latest

No Dia Nacional da Saúde, especialista dá dicas para se manter seguro e saudável no “novo normal”

  Mesmo com afrouxamento das medidas de segurança contra a covid-19, ainda é necessário manter cuidados   Com parte da população vacinad...

 

Mesmo com afrouxamento das medidas de segurança contra a covid-19, ainda é necessário manter cuidados

 

Com parte da população vacinada contra a covid-19 no Brasil, os governos dos estados já começam a afrouxar as medidas de segurança contra a doença. Com isso, há a possibilidade de retomada de shows, liberação de público para estádios esportivos e até mesmo festas de Ano Novo. Ainda que o clima de otimismo seja latente, especialistas alertam que é preciso manter os mesmos cuidados.

 

“Há necessidade em ficar atento à circulação do vírus na comunidade. Ainda temos taxas muito elevadas de contaminação. Com a variante Delta e apenas cerca de 23% da população brasileira com as duas doses, os casos podem aumentar. Mesmo que o país esteja caminhando para o ‘novo normal’, não podemos relaxar com as medidas de segurança”, destaca a infectologista do Hospital Brasília Camila Vieira Magalhães.

 

Abaixo, a especialista elenca três dicas indispensáveis para o retorno às atividades presenciais na pandemia. Confira:

 

1. Utilize máscaras e mantenha o distanciamento. O uso da máscara envolve o posicionamento correto no rosto, cobrindo a boca e o nariz, e deve ser feito na maior parte do tempo. Atenção aos momentos das refeições. Como as máscaras não podem ser utilizadas, é importante respeitar o distanciamento, evitando aglomerações;

 

2. Atente-se ao momento do deslocamento até o trabalho. Durante o uso de transporte público e do compartilhamento de caronas, a atenção deve ser redobrada. É recomendável manter o distanciamento o máximo possível de outras pessoas, além da higienização regular das mãos e utilização da máscara;

 

3. Continue respeitando as medidas sanitárias mesmo que tenha sido vacinado. A vacinação é uma medida essencial, evita casos graves e hospitalizações, porém casos leves podem acontecer e, assim, você pode transmitir a quem ainda não foi vacinado. Além disso, estamos registrando casos de variante Delta no DF, o que exige atenção redobrada.

 

A infectologista aproveita o Dia Nacional da Saúde, 5/8, para lembrar que ter saúde não é apenas ter ausência de doenças. Estar em bom estado de saúde física, mental e emocional é essencial para qualquer idade.

 

Para Camila Magalhães, “um acompanhamento frequente, com exames preventivos e cuidados com a alimentação, atividade física praticada com regularidade, além de uma rede de relacionamento social, mesmo que à distância, são elementos que proporcionam mais qualidade de vida, garantindo mais saúde para crianças, jovens, adultos e idosos”. A especialista sugere: “aproveite o Dia Nacional da Saúde e comece a melhorar os seus hábitos agora mesmo. Sempre é tempo”.

Foto por Jared Rice on Unsplash


Nenhum comentário