O MOVIMENTO RESPEITO É A ORDEM vem manifestar seu REPÚDIO às declarações da Senadora Leila Barros proferidas contra a advocacia e especificamente contra Alexandre Vieira de Queiroz, durante audiência da CPI da COVID-19, ocorrida nesta quinta-feira, dia 26 de agosto. O advogado Alexandre Queiroz está em regular e correta atuação profissional e seu constituinte foi indagado pela senadora sobre quem está pagando seus advogados.

 

O espanto advém do fato de que o ataque e a tentativa de descrédito dos profissionais da advocacia costuma ser instrumento de regimes autoritários, pois a corajosa profissão é barreira de resistência contra violações da democracia.

 

As advogadas e os advogados são invioláveis quando em atuação profissional, não cabendo qualquer ilação no sentido de desqualificá-los, especialmente quando no exercício da nobre função de defesa de seu constituinte em regular atuação.

 

O caso se revela ainda mais grave porque o advogado orientou seu constituinte a exercer o sagrado e constitucional direito de permanecer em silêncio, o que não pode nem deve ser visto pelas autoridades ou pela sociedade como um ato de descrédito às instituições, e sim de valorização da democracia e dos direitos da cidadania.

 

Assim, declaramos ABSOLUTO REPÚDIO AO CONDENÁVEL ATO DA SENADORA LEILA e registramos que NÃO ACEITAMOS - NEM NUNCA ACEITAREMOS - ataques às nossas prerrogativas e aos nossos honorários!

 

O MOVIMENTO RESPEITO É A ORDEM exige RESPEITO das autoridades e manifesta seu apoio ao colega Alexandre Queiroz.

 

MOVIMENTO RESPEITO É A ORDEM

THAIS RIEDEL