Colégio é a segunda unidade do grupo paranaense no Norte do Paraná


Crédito: divulgação/St. James' International School


A St. James’ International School acaba de anunciar a união com a Positivo Educacional, empresa paranaense com 49 anos de tradição em qualidade na Educação, e um dos maiores grupos de ensino do país. A negociação faz parte da estratégia de foco da Positivo Educacional no Ensino Básico, com a expansão em território nacional, que teve início em 2016. Com a aquisição da St. James, o Colégio e Curso Positivo passam a contar com 21 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente, 16 mil alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Pré-Vestibular.

Pioneira no Ensino Bilíngue no interior do Paraná e líder em aprovação em universidades do exterior, com alunos em Harvard, Stanford e MIT, a escola tem parcerias internacionais e oferece preparatório para exames de proficiência em inglês, além de provas de Cambridge, SAT e AP. Com 30 mil metros quadrados e 10 mil de área construída, os principais diferenciais do currículo são a excelência acadêmica bilíngue, o conceito maker, a inteligência emocional e as metodologias ativas, além do estímulo ao empreendedorismo, liderança e voluntariado. Segundo a diretora do St. James’ International School, Márcia Yumi Kobayashi, “a união de nossas instituições trará oportunidades de compartilhar boas práticas pedagógicas e proporcionar aos nossos alunos uma educação cada vez mais diferenciada e compatível às exigências do mundo moderno. A identidade da St. James’ será mantida, bem como sua equipe e sua proposta pedagógica”, declara.

De acordo com o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, a decisão se deu pela afinidade e alinhamento entre as duas instituições. “Desde que iniciamos a estratégia de expansão com foco no Ensino Básico, buscamos unidades que tivessem identificação para que pudéssemos garantir a continuidade do negócio, crescimento planejado e, acima de tudo, para assegurarmos a oferta de ensino de qualidade”, pontua. Segundo ele, as parcerias têm sempre como prioridade o respeito à cultura, às práticas e à gestão das instituições. “A parceria constitui um passo importante para ambas instituições. Em 2022, a St. James’ completa 25 anos de existência, e o Grupo Positivo 50 anos desde a sua fundação. Certamente, a soma dessas experiências estabelece uma parceria de grande sucesso, proporcionando muitas mais décadas de um trabalho educacional de alto nível para a sociedade de Londrina”, garante.

“Com a união, a St. James’ passa a ser a segunda unidade de ensino do grupo paranaense em Londrina. A principal diferença em relação ao Colégio Positivo - Santa Maria é que o Grupo Positivo não fará qualquer interferência na metodologia da St. James’, incluindo material didático e até o uniforme utilizado. A gestão também seguirá a mesma. As atuais diretoras permanecem sócias e como diretoras estatutárias, formalmente responsáveis pela condução da escola. Estabelecemos um contrato de longo prazo com incentivos alinhados para o crescimento acadêmico da escola. Um ponto importante é a possibilidade de troca de experiências com o Colégio Positivo - Internacional, que atua desde 2013 em Curitiba”, destaca o diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann.

Histórico

O Positivo nasceu em 1972 a partir da ideia de uma equipe de professores que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou a liderança em todas as suas áreas de atuação: ensino, soluções educacionais, tecnologia e gráfica. O Grupo atua desde a Educação Infantil até o pré-vestibular, com, aproximadamente, 16 mil alunos em unidades próprias. Além disso, 300 mil alunos utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, em escolas públicas de todo o país. Com presença em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países, a Positivo Tecnologia Educacional é hoje a empresa com o maior número de soluções pré-qualificadas e inseridas no Guia de Tecnologias do MEC. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. O Grupo conta ainda com o Instituto Positivo, que desenvolve ações voltadas para a melhoria da educação pública.