Ao longo do primeiro ano de gestão IMED, a unidade hospitalar capacitou mensalmente todos os profissionais e promoveu ações para a comunidade

Paciente que se recuperou da Covid-19 no HESLMB. Foto: Divulgação.

Nos últimos 12 meses, o município de São Luís de Montes Belos, e todas as outras 22 cidades da região oeste II do estado de Goiás, passou a contar com a ampliação dos atendimentos realizados no Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos - Dr. Geraldo Landó (HESLMB). Neste primeiro ano de trabalho intenso pela pandemia de Covid-19, a unidade se propôs a fornecer atendimento humanizado a todos os pacientes, além de iniciativas para levar assistência a quem necessita na região.

Neste período, o HESLMB fez mais de 30 mil atendimentos, sendo 5 mil apenas no Pronto-Socorro dedicado aos pacientes acometidos pela Covid-19. No total, mais de 700 pacientes mais graves que precisaram de internação se recuperaram de forma completa no hospital, que também recebeu enfermos com a doença oriundos de cidades vizinhas na região oeste II goiana.

Estudar dados de todos que contraíram a doença e que estiveram na instituição, bem como estabelecer um planejamento para barrar a circulação do vírus em ambiente hospitalar, foram outros trabalhos essenciais realizados durante o período. Tanto que, recentemente, a unidade lançou um Boletim Epidemiológico sobre a situação da pandemia na região Oeste II de Goiás.

Nos serviços médicos gerais, o HESLMB realizou mais de 200 partos, superou as marcas de 130 mil exames laboratoriais1.000 eletrocardiogramas7 mil raios-X5 mil atendimentos de psicologia para pacientes internados, 12 mil auxílios farmacêuticos, 22 mil consultas de fisioterapia e 10 mil tomografias. Em 2021, o hospital passou a realizar cirurgias de urgência e emergência de baixa e média complexidade.

Desde o início de suas atividades, o HESLMB sempre se propôs a auxiliar todos os seus colaboradores a se desenvolverem, com capacitações e cursos mensais. Ações de saúde e cunho social também marcaram presença na unidade, como as campanhas de conscientização do Setembro Amarelo, para doação de sangue, de alimentos e agasalhos para famílias que necessitam, além do IMED RUN, corrida que reverteu os quilômetros dos participantes em cestas de Natal para destinadas a orfanatos e casas de repouso.

O primeiro ano de atividades do hospital foi, sem dúvidas, desafiador e intenso levando em consideração a pandemia do Coronavírus. No entanto, com muita união, solidariedade, espírito de equipe e perseverança, o HESLMB soube fornecer serviços de saúde com qualidade e se propondo a ser referência para toda a comunidade de São Luís de Montes Belos e região.

“Celebrar um ano de atividades é algo grandioso para todos os profissionais do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos. Em um momento de tamanha responsabilidade para todo o segmento da saúde no Brasil e no mundo, soubemos planejar, desenvolver e fornecer atendimentos humanizados, com foco inteiramente no paciente, além de iniciativas que envolvessem a população da cidade em prestar ajuda para os que precisam. Que venham infinitos anos pela frente em nossa história”, afirmou Éder Souza, diretor do HESLMB.