À primeira vista, o mato e a poeira em excesso, as ruas de terra vermelha e os barracos de madeira formavam um cenário pouco promissor para quem sonhava fixar raízes em Brasília na década de 60. Mas o empresário Alberto Vilardo, hoje com 83 anos, viu naquele enorme canteiro de obras um local perfeito para construir seu sucesso pessoal e profissional. Ele foi um dos pioneiros esperançosos que se mudou para nova capital e aqui fez a sua história. Com o objetivo de reconhecer o trabalho desse grande empreendedor e um dos fundadores do Sistema Comércio, o Sesc-DF vai dar o nome de Alberto Salvatore Giovanni Vilardo para unidade da instituição na 504 Sul. A solenidade será realizada no dia 23 de novembro, às 18h, no local

Foto: Pedro Alcântara.

O presidente do Sistema Fecomércio DF (Sesc, Senac, Fecomércio e Instituto Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, ressalta a importância da história de Alberto Vilardo como empreendedor, pai de família e grande pioneiro das entidades sindicais. "Continuamos com a nossa sequência de homenagem em vida, agora com o senhor Alberto Vilardo, com seu nome gravado na unidade do Sesc Estação 504 sul. Vilardo chegou em Brasília em 1960 e se tornou um grande empreendedor que chegou a ter 700 funcionários em suas empresas. Nós temos que fazer essa homenagem mais do que merecida para um cidadão que adotou Brasília como sua cidade. É uma grande pessoa, pai de família e um avô muito dedicado. Temos o maior respeito e admiração pelo trabalho que ele realizou na vida sindical, principalmente no Sindivarejista, na CDL, na Fecomércio e nos conselhos regionais do Sesc e do Senac no DF", destacou Aparecido.  

Para o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo da Silva, é uma honra homenagear grandes empresários que contribuíram para o crescimento da cidade e do empreendedorismo na capital federal. "É um reconhecimento ao trabalho e a luta desse grande empreendedor que trilhou um caminho de sucesso na nossa cidade e que colaborou para o crescimento da Federação do Comércio, do Sesc e do Senac no Distrito Federal. A história de Alberto Vilardo está ligada ao crescimento de Brasília e a geração de empregos da nossa cidade. É um grande empresário que tem na veia a disposição e a vontade incansável de um empreendedor nato", disse Valcides.  

Vilardo é conselheiro da Federação do Comércio do DF, empresário há mais de 45 anos e fala da satisfação pelo reconhecimento do trabalho e por ter seu nome gravado em uma unidade do Sesc-DF. "É motivo de muito orgulho. Eu não fiz nada para ter lucro a nível de entidade. Eu queria aprender nas instituições e participar ativamente ajudando os empresários a desenvolverem os seus negócios. Fico muito feliz por ter meu nome lembrado em vida. Tenho certeza que meus filhos e netos terão mais orgulho de mim quando virem meu nome gravado em uma unidade do Sesc. Isso me deixa muito feliz", conta.  
 
O empresário lembrou que em muitos momentos na sua vida ele foi aluno e professor ao mesmo tempo para várias pessoas e entidades. "Tem conceitos que a gente absorve e aprende com grupos maiores e ensina os grupos menores, os empresários. É uma atividade muito interessante porque você tanto aprende quanto ensina. Então a homenagem é fruto de um trabalho. É quando a entidade percebe que você fez algo significativo, ou para a cidade, ou no teu segmento", diz.  

Com muita vontade e disposição, Vilardo desembarcou em Brasília em 5 de janeiro de 1960 para ficar apenas 30 dias de férias. Naquela época, ele conta que escutava no rádio propostas inovadoras e visionárias de quem ele considerou "um maluco". O "maluco" era o presidente Juscelino Kubitschek que prometia na década de 60 inaugurar a nova capital da República. O sonho de JK chamou a atenção do jovem representante de vendas do Rio de Janeiro. "Quero ficar mais 90 anos aqui", diz Alberto Vilardo.  

Biografia - Alberto Salvatore Giovanni Vilardo, tem 83 anos, é natural do Rio de Janeiro e empresário há mais de 45 anos. Pioneiro na capital Federal, Vilardo chegou a Brasília em 1960. Atualmente é o sócio principal das lojas Dular e Blumenau. O primeiro ponto comercial foi inaugurado em 1974, a Blumenau. E a Dular abriu as portas em 1982. O empresário também é conselheiro da Federação do Comércio do DF e já acumulou cargos como vice-presidente da Fecomércio-DF, vice-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) e vice-presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).

Sobre a unidade Inaugurada em 10 de agosto de 1971, o Sesc Estação 504 Sul oferece serviços de saúde, cultura, assistência e esporte. O espaço mais frequentado é o Departamento Físico Esportivo, que atende em média 1,4 mil clientes por dia. Em julho de 2003, foi inaugurado o Espaço Cultural Ary Barroso, como forma de intensificar a produção artística e de lazer.