Vacinação, uso de máscaras e distanciamento social, continuam sendo as formas de prevenção mais eficazes

Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) se mostrou fundamental na luta contra à Covid-19. Em pouco mais de um ano, a unidade de saúde atendeu mais de 4 mil pessoas com sintomas leves, moderados ou assintomáticas no Pronto-Socorro e deu alta para cerca de 800 pacientes com quadros clínicos mais graves e que precisaram de internação.

Com a chegada da variante Ômicron no país, os profissionais do HESLMB alertam sobre a importância da continuidade da prevenção contínua. “O verão se aproxima e com ele a vontade de viajar. Contudo, precisamos lembrar que ainda estamos em meio a uma pandemia e que o vírus adaptável. É indispensável o uso de máscara e distanciamento social para evitar a proliferação da nova variante”, explica Isabella Santiago, coordenadora epidemiológica da unidade.

“Um aspecto muito importante do vírus é que a sua maior taxa de transmissão acontece cerca de três dias antes do paciente apresentar os sintomas. Ou seja, essa pessoa pode dissipar o vírus bem antes do primeiro sintoma. Então todo cuidado é pouco”, reforça Isabella.

O diretor do hospital, Éder Souza, reforça a importância de buscar auxílio médico em casos de sintomas moderados ou graves. “Estamos de portas abertas para receber os pacientes que apresentam sinais de síndrome respiratória aguda grave. A busca precoce por auxílio especializado é essencial”, afirma.

Sintomas e medidas de proteção

Após o início da pandemia, o vírus Sars-CoV-2 sofreu mutações que resultaram em diferentes variantes ao longo desses dois anos, de 2020 a 2021. As variantes mais conhecidas são: Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron. Mesmo com as mudanças genéticas, as formas de contaminação e os sintomas são os mesmos.

Os sintomas mais comuns são tosse seca, febre acima de 38ºC, perda de olfato e/ou paladar, dor muscular, dor de cabeça, cansaço excessivo e dificuldade para respirar. Após estudos, também foram identificados como sinais de contaminação, dor de garganta, diarreia, vômito e náuseas.

A primeira coisa a se fazer, ao apresentar dois ou mais sintomas, é buscar atendimento médico. No HESLMB, quando o paciente busca atendimento acerca de uma suspeita de Covid-19, ele é encaminhado ao pronto-socorro. Se acaso for confirmado a síndrome gripal, a equipe médica realiza o teste rápido de Antígeno ou o RT-PCR.

Reforçamos as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre as medidas de prevenção:

- Continuar o uso de máscaras em locais fechados e abertos;

- Manter o distanciamento social de pelo menos 1 metro de outra pessoa;

- Lavar as mãos com água e sabão após ter contato com a máscara, objetos, outra pessoa, antes da alimentação e ao chegar em casa;

- Caso não seja possível lavar as mãos, higienizá-las com álcool 70%;

- Evitar o contato com o olho, nariz e boca;

- Cobrir o nariz e boca, ao tossir ou espirrar;

A vacinação continua sendo a melhor forma de proteger a si mesmo e ao próximo. A saúde municipal de São Luís ampliou a taxa de vacinação da população, seja com a primeira dose, segunda ou dose de reforço. As doses de reforço da vacina em Goiás estão seguindo o calendário de idade do Estado.

“A batalha contra a Covid-19 ainda não acabou. A equipe médica do HESLMB se mantém de prontidão para atender a população zelando sempre pelo atendimento humanizado de qualidade e altos índices de recuperação”, assegura Éder Souza, diretor da unidade.

 

Sobre o HESLMB

O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) foi estadualizado em abril de 2020 e reinaugurado em julho para auxiliar o combate à Covid-19. A unidade tem uma ala exclusiva para síndrome respiratória aguda grave formada por 34 leitos, dos quais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. O hospital conta com 22 leitos para atendimento geral, 16 deles de enfermaria e 6 de semi-intensivo/estabilização.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos - Ecco Comunicação.