As obras do autódromo Nelson Piquet continuam mesmo no período de chuvas e de acordo com Paco Britto, deve ser entregue em maio

Fotos: Renato Alves.

O autódromo Nelson Piquet, em Brasília, deve sediar ao menos 12 provas automobilísticas em 2022, informou o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, nesta segunda-feira (10). O espaço está fechado desde 2014 e passa por reformas. A previsão é de que as obras terminem em maio e a pista receba provas de velocidade a partir de julho.

O anúncio foi feito durante evento no Palácio do Buriti. Britto apresentou o cronograma de atividades ao lado do presidente do BRB (Banco de Brasília Agora). A instituição vai gerenciar o autódromo, que não deverá ser usado apenas para competições automobilísticas. O espaço pertence à Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal).

"A população ganha o autódromo de volta", disse o governador em exercício. "Nós já tivemos cinco pilotos na Fórmula 1, que nós criamos, começaram no DF. Nós voltaremos a ser protagonistas nesta categoria de automobilismo internacional também", acrescentou.

Britto informou que a expectativa é movimentar o turismo e o comércio na cidade nos 24 finais de semana de provas. Ele disse que não há uma estimativa do impacto econômico com a realização das competições. "Não temos ainda isso feito porque se passaram oito anos de desmantelo. Agora temos que calcular tudo isso novamente", ponderou.

"A gente quer incluir Brasília nesse circuito", afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Segundo ele, o objetivo é liberar o autódromo para competições regionais em junho. A expectativa é que a F4, categoria que sucede o kart, ocorra no autódromo em julho.

O anúncio foi feito em meio à alta de diagnósticos da Covid-19 no DF. Na última sexta-feira (7), foram 1,5 mil novos casos notificados, com a taxa de transmissão do coronavírus chegando a 1,66. Esse dado indica que as contaminações estão em aceleração.

"Esperamos que essa pandemia se abrande e acabe. Se Deus quiser vai acabar, a partir do momento em que todos nós estivermos vacinados e mantendo distanciamento. Esperamos que até maio essa pandemia esteja controlada", afirmou o governador em exercício.

O autódromo Nelson Piquet teve sua última prova realizada em 2014 e chegou a ser usado como abrigo para a população em situação de vulnerabilidade ao longo da pandemia. Depois que as tendas foram desmobilizadas, a pista foi liberada para ciclistas.

Calendário de competições nacionais:

Calendário de competições nacionais

2 e 3/7: Stock Car 2 e 3/: Turismo Nacional 3 e 4/9: Porsche Cup (A definir): Império Endurance 1º e 2/10: Porsche Cup - Sprint 9/10: Porsche Cup - Endurance 6/11: Sprint Race 6/11: Copa Truck 19 e 20/11: Copa Shell 19 e 20/11: Turismo Nacional 20/11: Stock Car Pro Series