Header Ads



CENSA Betim adota medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19


 

Com o crescimento dos indicadores da pandemia de COVID-19 no Brasil e a alta disseminação da variante Ômicron, o CENSA, situado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual, adota uma série de medidas preventivas para resguardar os seus educandos e colaboradores. Desde o dia 26 de janeiro até 03 de março, visitas e licenças terapêuticas ficam suspensas.

A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, destaca que a decisão pelo isolamento dos educandos se deu após uma reunião entre os integrantes do GEPA – Grupo de Estudos do Planejamento do Atendimento -  composto por toda a equipe transdisciplinar a instituição. "Essa medida não foi pautada apenas pelas comorbidades e diagnóstico dos nossos internos, mas também pelo comportamento deles, que levam as mãos à boca e ao rosto o tempo todo. Então, se eles saírem com frequência ou se ficarmos abertos para que outras pessoas, inclusive famílias de outras regiões, visitem os educandos, existe a possibilidade de facilitarmos a entrada da Ômicron. O nosso maior esforço é justamente proteger todos que convivem diariamente aqui dentro", explica.   

Medidas adotadas pelo CENSA Betim

De 26/01 a 03/03, fica estabelecido:

- Visitas e licenças terapêuticas ficam suspensas, sendo substituídas por telefonemas liberados a critério da família;

- Caso já exista uma programação de saída até o dia 03 de março e a família não queira cancelar, o educando deve retornar ao CENSA somente após o período determinado do isolamento;

- Se o educando já estiver em casa, o seu retorno ao CENSA será avaliado caso a caso, a depender da possibilidade de conseguir realizar testes rápidos de detecção imediatamente antes do retorno, sem cobertura do convênio médico, se for o caso;

- Saídas para consultas e exames eletivos serão cancelados e remarcados, exceto urgência e emergência;

- O uso de máscara é obrigatório dentro do CENSA para todos os funcionários;

- Funcionários com sintomas gripais, a depender da gravidade, são orientados a procurar a urgência médica e isolamento domiciliar.


A diretora do CENSA Betim ressalta que, além das ações práticas, a capacitação dos colaboradores é constante na instituição. "Estamos treinando todos os nossos parceiros com medidas de prevenção, como o uso de álcool em gel 70º, higienização constante das mãos dos educandos e o afastamento social. Estamos nos dedicando ao máximo para evitar quaisquer tipos de riscos para todos que trabalham e convivem conosco", conclui Natália Costa.


CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educados da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.




Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

0 Comentários