Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) anuncia novos procedimentos ambulatoriais e aumento na capacidade de internação com inauguração de leitos

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, irá ampliar ainda mais sua assistência à saúde da população em 2022, inclusive, com novas especialidades e serviços. Entre algumas novidades, a unidade deverá implementar setores de Oncologia e Obstetrícia.

"Além de expandir nossas especialidades para proporcionar cada vez mais saúde à população goiana, vamos trabalhar para manter e ampliar todos os serviços e procedimentos que já são realizados normalmente no hospital. Recentemente, por exemplo, chegamos à marca de mais de 100 cirurgias realizadas”, explica Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Instituto de Medicina e Desenvolvimento – Imed, que administra a unidade.

A marca de 100 cirurgias realizadas em tão pouco tempo de funcionamento com perfil assistencial, especializado em média e alta complexidade, já é considerada um grande feito. Antes da implantação, muitos munícipes que precisavam de auxílio médico de urgência e emergência viajavam até quatro horas para conseguir atendimento adequado.

A grande maioria das cirurgias realizadas na unidade é composta por procedimentos relacionados à Ortopedia. Esse foi o caso, inclusive, da paciente de número 100, Marlene Martins Oliveira, 57 anos. A dona de casa, moradora do município de Formoso, fraturou o fêmur em um acidente doméstico e após ser atendida em uma unidade de saúde próxima à sua localidade precisou ser transferida para o HCN. “Fui bem recebida desde a hora que eu cheguei no hospital, tanto pelos médicos como por enfermeiros e pela equipe de modo geral”, conta ela.

Além do atendimento médico necessário, a paciente ainda foi surpreendida com uma festa de aniversário, realizada pela equipe da unidade. A iniciativa faz parte de um projeto de assistência humanizada desenvolvido no hospital.

Cabe destacar que, além das cirurgias, o HCN também obteve êxito em outros números, pois foram 227 internações e 526 atendimentos no pronto-socorro. Vale ressaltar, ainda, os dados relacionados ao atendimento ambulatorial. “O ano se inicia com mais de 2.000 primeiras consultas de ambulatório ofertadas à população, em diversas especialidades”, conta a gerente médica Dra. Junia Nacur Bernardes.

Mais iniciativas  

Há muitas novidades que o HCN irá implementar em atendimento ambulatorial e internação neste ano. “Em janeiro, já temos a ampliação de 30 leitos de clínica cirúrgica e oito leitos de clínicas psiquiátricas para atender os pacientes de saúde mental. Para os próximos meses, já temos novas perspectivas”, comenta João Batista da Cunha, diretor assistencial da unidade.

“O HCN iniciou com internações clínicas, em assistência médica, cirúrgica, de pediatria e UTI adulto. Para as próximas fases, devemos ampliar os números desses mesmos leitos para atendimento obstétrico, UTI pediátrica e neonatal”, complementa.  

Outra implantação do HCN prevista para este ano é a assistência oncológica que, inclusive, deverá disponibilizar tratamento com quimioterapia aos pacientes, com ala exclusiva para as sessões e leitos dedicados à internação. O diretor assistencial ainda ressalta que essa iniciativa contará com profissionais especializados para tratar as pessoas com atendimento técnico e humanizado.  

Crescimento gradual

O Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) possui 35 mil metros quadrados de área construída e está situado em uma área total de 63 mil metros quadrados. A expansão das especialidades no complexo tem sido constante e realizada de forma gradual, sempre pensando na saúde, bem-estar e no atendimento humanizado de todos os pacientes.

Com especialidades médicas que atendem 24h, nenhum paciente fica sem assistência no hospital. Contudo, as prioridades são para os casos mais graves, devido à classificação de riscos.

Recentemente, o HCN lançou um site em que a população pode encontrar mais informações e se manter atualizada sobre todas as novidades que o hospital deverá implantar no decorrer deste ano e dos próximos (confira aqui).

 

Assessoria de Comunicação do Hospital do Centro-Norte Goiano - Ecco Comunicação

aline@ecco.inf.br