Header Ads



Manutenção preventiva é essencial para evitar acidentes com elevadores


Poderia ter sido um sábado alegre para o jogador de futebol Guilherme Camacho, atualmente no Santos, mas a trágica notícia no dia 19 de fevereiro do ano de 2017, da morte do seu pai, devido um acidente de elevador no Rio de Janeiro, acabou com o seu dia, deixando o esportista em estado de choque. Mas, por outro lado, a fatalidade chamou a atenção da mídia nacional sobre a importância da manutenção preventiva nos elevadores de prédios comerciais e residenciais, que às vezes, é deixada de lado, como aponta Matheus Robledo, diretor da S.O.S dos Elevadores, empresa referência em manutenção em Minas Gerais.

O empresário menciona que a conservação é regulada pela norma da ABNT NBR 16083/2012 seguindo determinações municipais, como em Belo Horizonte, através da Lei Municipal Nº 7647/1999, que dispõe sobre instalação, conservação, reforma, modernização, funcionamento e fiscalização de elevadores. Ele destaca que seguir essas regras vai muito além de cumprir a legislação, pois o meio de locomoção leva o bem mais importante que o ser humano pode ter: a vida.

De acordo com Robledo, os síndicos e profissionais responsáveis pela administração dos prédios e condomínios devem ficar atentos. "Um dos reflexos do crescimento das grandes cidades, como Belo Horizonte, é o fato de as casas estarem dando lugar aos prédios. Com isso, o número de elevadores também aumenta, o que demanda um cuidado necessário, pois, desde que haja a manutenção correta, é um meio de locomoção muito seguro. Além deste cuidado preventivo, é preciso difundir informações sobre boas condutas que ajudam a preservar a vida útil do equipamento", salienta.

Segundo o diretor da S.O.S dos Elevadores, existem algumas regras fáceis de serem seguidas para evitar problemas ou mesmo riscos sérios com o elevador, principalmente se tratando de crianças. "No uso diário, acontece de algumas pessoas forçarem o equipamento, desta forma, apressando o fechamento da porta, bem como apertando diversas vezes o botão. Nada disso adianta, pois o equipamento possui seu próprio tempo para cada função. É muito importante também instruir as crianças e seus pais a não efetuarem movimentos bruscos, como, pular dentro dos elevadores em condomínios, nem apertar vários botões ao mesmo tempo, e principalmente, não ficar interrompendo o fechamento da porta com as mãos, pois além de perigoso para as crianças, leva ao desgaste. Fora isso, indico não ultrapassar o número máximo de pessoas, pois elevador não é igual coração de mãe", brinca Matheus Robledo

Camêra de segurança

Matheus Robledo lembra que existem mais alguns cuidados que devem ser observados. Para ele, a câmera de segurança é indispensável. "É sempre bom verificar se o elevador está parado no andar antes de entrar no mesmo e nunca tentar sair do equipamento caso ele pare, principalmente entre dois andares. Neste caso, o alarme deverá ser acionado e o interfone utilizado para que a ajuda seja solicitada. Manter a calma nestes casos é imprescindível. Sabemos que cada condomínio possui suas normas, porém, hoje em dia, para preservar a segurança e integridade tanto do equipamento quanto do usuário, é importante que os elevadores possuam câmera de vigilância instalada em seu interior. Saber o que está acontecendo no elevador traz mais segurança, por isso, estar atento aos detalhes de uso, conservação e principalmente às manutenções é de suma importância para garantir a integridade e o conforto de todos", conclui o diretor da empresa.

S.O.S  dos Elevadores

No mercado há mais de 50 anos, a S.O.S dos Elevadores é referência em manutenção e instalação de transporte vertical multimarcas no estado de Minas Gerais, tanto nos segmento corporativo, quanto no residencial.

 

Conheça: https://www.sosdoselevadores.com.br

Instagram: @sosdoselevadores_mg

 


Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

0 Comentários