15% dos casos de queimaduras químicas resultam em traumas oculares


De herói, o álcool em gel pode virar um vilão dentro de casa durante a pandemia da Covid-19. Um dos produtos mais importantes no combate ao coronavírus em todo o mundo, o item de higienização tem causado acidentes lares do país e as crianças são as principais vítimas. 


Um levantamento publicado na revista JAMA Opthalmology chama atenção para esse novo hábito de higiene, principalmente para quem tem crianças em casa. Os dados apontam que casos de acidentes e lesões oculares causadas pelo uso desse produto aumentaram sete vezes entre menores de 18 anos durante a pandemia. 


Diante disso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes e queimaduras, uma vez que o produto é inflamável. A oftalmologista do CBV - Hospital de Olhos, Maria Regina Chalita, ensina a maneira correta de cuidar dos olhos em caso de contato com álcool gel.


Atenção aos cuidados: 

1- O álcool em gel é um agente químico que pode causar uma queimadura da superfície ocular levando a danos na visão do paciente.

2- No caso do contato do álcool em gel com os olhos, a região deve ser lavada abundantemente com água de torneira mesmo. O paciente precisa lavar bastante para tirar qualquer excesso que tenha ficado do produto químico no seu olho.

3- No caso de acidente de queimadura com álcool na região dos olhos, a gente pode ter lesões na superfície ocular e inclusive na córnea. As lesões na córnea podem se tornar graves se não tratadas. 

4- Toda vez que formos mexer com álcool líquido, álcool em gel, nós devemos tomar bastante cuidado de secar bem as mãos antes de colocá-las em contato com a região dos olhos.

5- Outro ponto importante é sempre fazer a utilização do álcool em gel ou líquido nas crianças com supervisão de um adulto, evitando que elas coloquem as mãos com o produto ainda molhadas do produto na região dos olhos e na boca.