Com investimento na casa dos R$ 34 milhões, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) lançou, nesta quarta-feira (02), o projeto Novo Socioeducativo, em cerimônia realizada em Belo Horizonte (MG). A deputada federal mineira Alê Silva participou do lançamento juntamente com a titular da pasta, ministra Damares Alves


Foto: Vitor Martins.

Por meio de Parcerias Público Privadas (PPP), o projeto vai desenvolver um novo modelo para centros socioeducativos no país, que promovam inovações de gestão, infraestrutura e atendimento para permitir a reinserção mais efetiva de adolescentes em conflito com a lei na sociedade.

Inicialmente, os estados de Minas Gerais e Santa Catarina foram escolhidos para executar a iniciativa, que poderá ser replicada aos outros estados. Em Minas, Betim e Santana do Paraíso, município localizado na região do Vale do Aço, serão contemplados nesta primeira etapa e cada um dos municípios contará com a construção de duas novas unidades de internação com 90 vagas cada.

O "Novo Socioeducativo" é uma proposta de política pública de direitos cujo objetivo é desenvolver modelos alternativos de centros para instalações mais modernas e eficientes no processo de ressocialização dos adolescentes.  

"O novo programa vai garantir segurança para esses meninos. Vamos cuidar com mais responsabilidade dos que mais precisam de atenção para que quando saírem não retornem ao sistema socioeducativo. Com isso, as crianças não chegaram à idade adulta cometendo uma infração penal", disse Alê.

Também estiveram presentes na cerimônia, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Seillier, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco e o secretário de Governo e Planejamento de Santana do Paraíso, Leandro Anício, no ato representando o prefeito Bruno Morato.