Na cerimônia, foram entregues os uniformes de treinamento das equipes, fruto de emenda parlamentar de Delmasso


Os 36 atletas das seleções brasilienses de voleibol sub-17 feminina e sub-18 masculina foram apresentados em cerimônia realizada no auditório da Câmara Legislativa, na noite desta quarta-feira (3). Eles representarão o Distrito Federal no Campeonato Brasileiro de Seleções, a ser realizado em Saquarema, no Rio de Janeiro, em março. O presidente da Federação de Vôlei do DF (FVDF), Sérgio Lemos, parabenizou e desejou sucesso aos convocados: "Esse é o grande pontapé inicial da carreira de vocês".

Lemos também agradeceu ao deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), por ser "o padrinho do voleibol de Brasília". Segundo o coordenador de Competições da FVDF, Humberto de Freitas, essa foi a primeira convocação oficial já realizada pela entidade, o que deve ocorrer como regra a partir desse ano, incluindo as demais seleções. Em sua fala, ele demostrou confiança nas equipes e incentivou os atletas: "Tenho certeza que vamos fazer um bom brasileiro. Estamos juntos".

Na cerimônia, foram entregues os uniformes de treinamento das equipes, fruto de emenda parlamentar de Delmasso. O distrital relatou sua experiência como jogador de vôlei, o que incluiu a convocação para seleção juvenil brasiliense, destacando as dificuldades que os atletas enfrentam. Ele contou que precisou abandonar o esporte, ainda adolescente, para trabalhar. "Minha história é a de centenas de atletas, de qualquer modalidade, que têm os seus sonhos enterrados por causa da falta de incentivo".

Projetos - Delmasso destacou alguns projetos de sua autoria que visam ao fortalecimento do esporte no DF, como o PL 2467/2021, que estabelece a Política Distrital de Fomento ao Voleibol; a criação do Vale Transporte Esportista (PL 1710/2021); e a Lei Nº 6.791, que garante ao estudante-atleta a dispensa das aulas durante o período em que esteja atuando nas competições oficiais, bem como a realização de provas em data ou horário alternativo, em caso de coincidência entre o calendário escolar e o calendário esportivo.

O distrital frisou que "trabalha" para que a FVDF tenha uma sede própria, "que será um ginásio", e para que a TV Câmara Legislativa transmita os jogos brasilienses de vôlei de quadra e de praia. "Independentemente da posição em que eu estiver, eu vou estar lutando para que vocês não enterrem os sonhos por falta de apoio, por isso propus a convocação aqui", afirmou Delmasso.