Depois de suporte remoto e utilização de equipamentos de Realidade Aumentada, a unidade avança com novas aplicações em diferentes áreas da unidade industrial

Valmet e CMPC, que recentemente anunciaram parceria no fornecimento de tecnologias-chave e automação para o projeto BioCMPC, têm desenvolvido diversos projetos para  alavancar ainda mais a performance da unidade de Guaíba (RS), baseados na transformação digital e ambas companhias estão bastante entusiasmadas com as expectativas e os resultados encontrados até o momento.

A Valmet possui uma oferta completa e exclusiva, consistindo em tecnologia de processo, automação e serviços, incluindo aplicações de internet industrial, também conhecida como indústria 4.0.

Desde 2019, a Valmet tem trabalhado em parceria com a CMPC em soluções remotas e em campo no monitoramento das linhas de enfardamento, no forno de cal e na caustificação, assim como na primeira parada geral na América do Sul durante a pandemia, utilizando óculos de realidade aumentada e suporte remoto de especialistas de diferentes partes do mundo.
 
A parceria entre as empresas também obteve bons resultados no suporte remoto de processos para caldeira de recuperação; no desempenho do APC de caustificação, com apoio de residentes locais; e no estudo para mudança de estratégia do APC da linha de fibras com base no equilíbrio de produtos químicos.

BioCMPC
Recentemente, com o anúncio do projeto de modernização da planta industrial, mais conhecido como BioCMPC, a unidade da multinacional chilena, localizada em Guaíba, terá implementadas novas soluções com a Valmet, avançando ainda mais nesse processo de digitalização rumo a uma indústria autônoma.

Diversas aplicações serão implementadas nos próximos anos como: upgrade e atualização dos sistemas de Monitoramento das linhas de enfardamento; monitoramento da performance da caldeira de recuperação; Dynamic Centerline para todas as ilhas  fornecidas pela Valmet neste projeto; novas melhorias nos APCs de caustificação, cozimento, forno de cal, lavagem e branqueamento; detector de vazamento da caldeira de recuperação; detector de anomalias; e equipe dedicada, com dois residentes adicionais e um gerente de contrato.

“A equipe que fará parte desse novo projeto terá um olhar focado em melhorias que auxiliem a tomada de decisão na fábrica. Ela será responsável por acompanhar e entender a operação da linha e irá propor estratégias, além de melhorar ainda mais a comunicação entre as equipes Valmet - CMPC, papel fundamental para mantermos a forte colaboração que temos com o grupo”, explica o gerente de Industrial Internet da Valmet na América do Sul, Gabriel Silva.

“Esse exemplo na CMPC mostra a importância do trabalho multidisciplinar entre diferentes times de especialistas da Valmet, já que as soluções de Internet Industrial transitam por diferentes áreas e são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada cliente. Este é nosso diferencial, uma oferta completa e exclusiva e sempre contando com o “Expertise” único da Valmet”, destaca Gabriel.

Sobre a Valmet
A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.