A arquiteta Vanessa Lacerda, com escritório sediado em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, comemora uma grande conquista em sua carreira e posiciona o município como celeiro de uma das mais importantes profissionais da área no país. Ela, que tem o seu trabalho como referência nas cidades do Vetor Norte, conquistou projeção internacional ao longo dos anos. Recentemente, foi agraciada pelo International Property Awards, comparado ao Oscar da arquitetura mundial, tendo seu projeto "Experiência da Jaguara" recebido o 5 Stars para "Projetos Arquitetônicos Unifamiliares no Brasil", prêmio máximo, que chega no exato momento em que a empreendedora comemora os 25 anos de profissão.  

Até o início dos anos de 1990, a família de Vanessa Lacerda tinha como tradição a carreira no Magistério e no Direito. Em 1992, quando prestou vestibular, ela até pensou em seguir pelo caminho jurídico, além de tentar também medicina, mas a Arquitetura tocou o seu coração e determinou o destino da jovem estudante. "Havia uma pressão implícita da família para eu fazer Direito, mas a minha tia Lucilene, que é decoradora, e meu amigo Pedro Lázaro, que é arquiteto, me influenciaram a optar pelo curso. Fiz a prova na PUC, passei e, até o terceiro período, ainda era uma incógnita se eu ia seguir ou não nessa profissão. Comecei, então, a estagiar em um escritório e tive a certeza de que aquilo era o que eu queria para o resto da minha vida", conta Vanessa Lacerda.

A profissão se tornou uma verdadeira paixão para a arquiteta, que transmite esse amor em suas palavras. "Durante o estágio e a graduação, fui amando cada vez mais saber sobre a cultura de todas as civilizações e as artes. Quando aprendi a fazer o desenho arquitetônico na faculdade, naquela época ainda com pranchetas, réguas, escalímetros, esquadros e compassos, foi o momento em que realmente os meus olhos brilharam e eu nunca mais quis voltar atrás. O meu desenho a mão livre não é dos melhores (risos), mas na hora em que pego a régua, o escalímetro e o compasso, o céu é o limite", brinca a arquiteta.

Empreendedorismo

A arquiteta Vanessa Lacerda é empreendedora da própria carreira. Ainda durante a sua graduação, passou a captar trabalhos e clientes, tendo que aprender "na marra" como é construir e gerir um negócio. "A faculdade te ensina a técnica, mas não ensina a empreender. Você aprende a empreender quando cai no mercado de trabalho e tem que encarar a relação com clientes, fornecedores, engenheiros, pedreiros, pintores e outros profissionais que fazem parte da rotina de quem trabalha com Arquitetura. Você vai trilhando o caminho na tentativa e erro, aplicando técnica e intuição. Graças a Deus, eu tive excelentes clientes e oportunidades no início da minha carreira", conta.

O escritório da arquiteta tomou forma quando ela passou a captar trabalhos e terceirizar para colegas da área.  "Eu captava os projetos e passava para as minhas colegas de profissão. Fazia a gestão desses processos, corrigia e devolvia. Com isso, conseguia trazer mais clientes e potencializar a nossa força", lembra Vanessa Lacerda, que considera desafiador, para quem segue na jornada de empreendedorismo, a formação e manutenção de uma equipe coesa e de fornecedores alinhados com os propósitos do negócio.

Prêmio Internacional

O escritório comandado por Vanessa Lacerda conta com arquitetos associados, estagiários de arquitetura e uma equipe voltada para a gestão. Todos os integrantes do time comemoram muito no início de 2022. Além de celebrar 25 anos de atuação no mercado, o Escritório foi agraciado pelo International Property Awards, considerado como o Oscar da arquitetura mundial, com seu projeto "Experiência da Jaguara", recebendo o 5 Stars para Projetos Arquitetônicos Unifamiliares no Brasil. "Foi uma grata e maravilhosa surpresa receber o prêmio máximo para o meu segmento no país. Eu não tinha dúvidas de que tínhamos em mãos um projeto excepcional. O grande diferencial da nossa criação foi a integração harmoniosa entre a arquitetura e a paisagem, a conexão entre os espaços a serem habitados e a natureza preservada do paredão de pinturas rupestres. Entre outros elementos, um imponente pórtico em aço corten foi concebido como elemento de ligação entre as áreas", explica a profissional.

Vanessa Lacerda ressalta que o trabalho foi realizado em conjunto com o arquiteto Leandro Carvalho, que foi sócio do escritório por 10 anos. "O mérito é nosso e sou muito grata a cada pessoa que participou do processo, em especial, aos nossos clientes, a equipe Vanessa Lacerda, os construtores, inúmeros fornecedores e parceiros. O prêmio é a cereja do bolo dos meus 25 anos de jornada", comemora a profissional, que receberia a premiação em Londres, mas, devido à pandemia, a agraciação foi realizada online.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Vanessa Lacerda: www.vanessalacerda.com.br.