O novo secretário atua na pasta desde 2019 e, até a última semana, ocupava o cargo de Secretário Executivo


Foto: Renato Santos.

O novo secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), Jaime Santana, tomou posse nesta segunda-feira (4). Nascido em 27 de outubro de 1986, no município de Mauriti, no Ceará, Jaime mora na Capital Federal há mais de 18 anos. É advogado especialista em Direito Processual Civil e, desde 2019, vem se destacando nos serviços prestados ao Governo do Distrito Federal junto à Secretaria de Justiça e Cidadania.

Na pasta, ocupou o cargo de Chefe do Jurídico e da Assessoria Técnica e, em 2021, se tornou Chefe de Gabinete da então secretária Marcela Passamani. Logo em seguida, foi chamado para ocupar a cadeira de Secretário-Executivo. No dia 1º de abril de 2022, com a saída de Passamani para disputar as eleições de outubro, foi nomeado pelo governador Ibaneis Rocha para o cargo de Secretário de Estado.

"É uma honra assumir essa posição no GDF. O meu compromisso é dar continuidade ao trabalho que vem sendo executado desde 2019, mantendo uma gestão marcada pela responsabilidade e cuidado com a população", destacou Jaime Santana.

Como Secretário de Estado, estará à frente de pautas importantes como a promoção e defesa dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial, políticas para crianças e adolescentes, coordenação do Sistema Socioeducativo e apoio a vítimas de violência, dentre outras. No cargo, o advogado se torna também Presidente da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), instituição que atua na ressocialização de pessoas do sistema prisional.