Ação também contou com dez cadastros para a doação de medula óssea

Foto: Divulgação

                                                                      
A parceria entre o 
Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) e o Hemocentro de Goiás, realizada recentemente na unidade, teve como principal foco o aumento nos estoques de sangue do Estado. Foram coletadas 52 bolsas de doação de sangue e realizados dez cadastros de doação de medula óssea. Esse tipo e ação é um ato voluntário de amor e solidariedade ao próximo, pois uma única bolsa de sangue de 450 ml pode salvar a vida de até quatro pessoas. “A participação da comunidade e dos colaboradores foi de grande importância para alcançarmos esse resultado, juntos vamos conseguir ajudar muitas pessoas, agradecemos a todos que participaram”, relata Vânia Fernandes, diretora da unidade.

 

Para receber os doadores, os cuidados com a higiene pessoal na unidade continuam intensificados, com oferta de álcool gel para todos. O uso de máscara em ambiente hospitalar foi mantido para a segurança e preservação do bem-estar. Todo ano, o Hetrin fecha essa parceria com o Hemocentro para ajudar a abastecer o Banco de Sangue do Estado e cada bolsa coletada é uma conquista muito importante diante da redução dos estoques devido à pandemia. 

 

Para o técnico em Segurança do Trabalho, Carlos José Alves, que participou da ação “A doação de sangue é um gesto voluntário e repleto de solidariedade. Com essa atitude,  podemos sensibilizar mais pessoas a doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade. Se cada um fizer sua parte, juntos somos mais fortes”.

Um estudo realizado pela farmacêutica Abbott, aponta que no Brasil apenas 19% da população doa sangue com regularidade, ou seja, uma vez por ano. Outros 23% doam sangue pontualmente, apenas quando algum familiar ou conhecido necessita, e 48% não tem o hábito de doar sangue. Para evitar aglomerações, quem desejar contribuir com o Hemocentro pode agendar com antecedência um horário em umas das unidades que realizam a coleta.

 

Assessoria de Comunicação / Ecco Comunicação

Aline Marinho – aline@ecco.inf.br  

Camila Braunas – camila@ecco.inf.br