Header Ads



“Amor Cantado” reforça importância da higienização das mãos para a saúde

 

Cerca de 10 milhões de bactérias habitam em nossas mãos por metro quadrado

Foto: Divulgação

Comemorado em 05 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos alerta sobre a importância de hábitos de higienização, com o intuito de prevenir doenças e infecções. Os membros superiores são considerados as principais ferramentas do corpo para a nossa sobrevivência, pois, por meio deles, executamos diversas ações fundamentais do cotidiano, como a alimentação, por exemplo. 

Dada sua relevância, o tema tem sido foco de especial atenção em todo o mundo. Sendo assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu algumas estratégias e ações fundamentais para melhorar a adesão a essa prática pelos profissionais de saúde: capacitação, disponibilização de álcool em gel, acesso à pia, sabonete líquido e água no local de trabalho e lembretes para que sejam utilizados com frequência. 

A OMS definiu também cinco momentos essenciais para a higienização das mãos: no cuidado com os pacientes: ao realizar procedimentos; após risco de exposição a fluídos corporais; e ao tocar no paciente e em superfícies próximas a ele. "Segundo o Ministério da Saúde (MS), nossa pele possui cerca de 10 milhões de bactérias, o que reforça a importância da limpeza das mãos. É por isso que o “Amor Cantado”, desta quarta-feira (04/05), trouxe um tema tão importante para as nossas vidas” afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

Hercílio Ramos, cantor e apresentador do “Amor Cantado", lembra que essa medida não deve ser adotada somente por profissionais da saúde, mas por todas as pessoas, diminuindo assim qualquer contaminação por meio das mãos.

Amor Cantado

O projeto foi criado há pouco mais de um ano com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, Ramos faz apresentações temáticas ao vivo (lives), tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e do rock. No ano passado, foram abordados temas como Outubro Rosa, conscientização sobre a AIDS, prevenção do câncer de pele, entre outros. 

A “live” Amor Cantado - Acolhimento Musical - é transmitida para todos os Hospitais do IMED. É também veiculada pelo Youtube por meio do canal “TV IMED”.


Postar um comentário

0 Comentários