Os 62 anos da Região Administrativa de Sobradinho foram comemorados hoje (12) em sessão solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade, proposta pelo deputado João Cardoso (Avante), reuniu moradores, líderes comunitários, comerciantes, religiosos, educadores e médicos que vivem e trabalham naquela cidade. Natural de Sobradinho, o parlamentar estava à vontade na companhia de seus conterrâneos. “Minha vida é ligada a Sobradinho. Estudei nas escolas públicas de lá quando garoto, e hoje meus filhos são todos nascidos e criados lá”, contou Cardoso.

O administrador regional de Sobradinho, Abílio Castro Filho, disse que a cidade sempre deu oportunidade para seus moradores, mas que existem desafios que precisam ser superados. “Temos alguns problemas para enfrentar, como por exemplo a discussão sobre o plano diretor de ordenamento territorial, que está parada há vinte anos. Além disso, temos dificuldade de gerar emprego e renda na cidade, pois os aluguéis são caros e pouco atrativos para as empresas. Também temos dificuldades com a questão da limpeza pública e com o combate à dengue, mas todos esses desafios estão sendo enfrentados”, garantiu o administrador.

Com passagens na direção de várias escolas de Sobradinho em seu currículo, a senhora Berenice Fernandes de Melo pediu aos presentes que continuem valorizando a cidade. “Nossa cidade é muito acolhedora, é um excelente lugar para se viver, muito organizado. Apesar do surgimento de diversos condomínios, Sobradinho permanece em ordem”, elogiou.

Artista plástico de renome na cidade e cidadão honorário de Brasília, Toninho Souza aproveitou a ocasião para pedir mais atenção ao setor cultural da RA V. “Sobradinho não tem uma casa de cultura, um complexo cultural. Esse é o momento de cobrarmos uma atenção maior para a cidade”, defendeu. O artista também observou que faltam pontos turísticos em Sobradinho que possam servir como locais para comercialização do artesanato produzido na cidade.

Cidadão honorário

Durante a sessão solene, foi entregue o título de cidadão honorário de Brasília para o médico aposentado e escritor José Alberes Silva, que por muitos anos atuou em Sobradinho. “Os pacientes e os colegas eram meus professores. Aprendi muito com todos eles. Paciente não tem religião, não tem local de origem, não tem cor. Ele é um ser humano que tem que ser acolhido”, disse o homenageado ao receber o título. Ao final da solenidade, foram entregues moções de louvor para pessoas que prestam relevantes serviços na cidade.

Crédito: Eder Wen - Agência CLDF