O presidente da Alego, que também é pré-candidato ao Senado Federal, participou de uma série de compromissos neste fim de semana, com destaque para o Programa Itinerante Alego Ativa, realizado em Rio Verde, município por ele representado no Legislativo goiano






Fotos: Ruber Couto.

Atuando de forma intensa em prol de toda a população goiana, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), cumpriu uma extensa agenda de trabalho neste fim de semana. Além de prestigiar a abertura oficial da 39ª Exposição Nacional de Orquídeas, em Piracanjuba, na sexta-feira, 27, e do evento católico "Totus Tuus", realizado no Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia, na noite deste sábado, 28, o parlamentar ainda esteve presente durante todo o dia de ontem na 15ª edição do Programa Alego Ativa, que desta vez desembarcou em Rio Verde, na região Sudoeste.

Representante do município na Casa de Leis, o presidente da Alego destacou a importância da realização do programa itinerante na cidade, considerada a "capital do sudoeste goiano" e um dos principais polos do agronegócio de todo o país. "Para mim é uma grande alegria trazer o Alego Ativa para Rio Verde, primeiro porque é a minha cidade, onde vivo e onde comecei minha carreira política. Por isso, estar aqui hoje como presidente do Poder Legislativo nesse programa tão importante e que tem beneficiado milhares de pessoas em todo o estado me enche de orgulho e alegria", disse Lissauer Vieira.

O parlamentar também salientou as parcerias com os diversos órgãos e Poderes para a realização do programa. Segundo ele, o sucesso do Alego Ativa se deve, acima de tudo, à boa vontade de todos os representantes públicos. "Eu sei das dificuldades que nós enfrentamos no dia a dia para levar benefícios para a sociedade, mas também sei da boa vontade e do compromisso que todos nós, pessoas públicas, temos para que esses benefícios cheguem às cidades. Se não fosse a parceria de todas essas pessoas, nós não conseguiríamos ter sucesso em nossa gestão e nesse grandioso projeto que é o Alego Ativa", afirmou Lissauer Vieira.

Representando o prefeito Paulo do Vale, o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira, enalteceu o trabalho e a condução representativa do deputado Lissauer Vieira, sobretudo, para que a 15ª edição do programa acontecesse no município. "Hoje aqui temos mais de 140 serviços gratuitos para toda a comunidade rio-verdense. São atendimentos na área de saúde, cursos profissionalizantes, serviços jurídicos e muitos mais. Com certeza, um dia de soluções e realização para várias famílias e tudo isso com a total dedicação do deputado Lissauer que acompanhou cada detalhe dessa etapa de Rio Verde", ressaltou.

Atendimentos

Nesta 15ª edição do Programa Alego Ativa, realizada na praça do Bairro Popular, em Rio Verde, foram ofertados à população, de forma gratuita, serviços como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, passe livre da pessoa com deficiência, passaporte do idoso, registro civil de nascimento 1ª e 2ª vias, registro civil de casamento (2ª via) e CPF, além de corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado, com o objetivo de preservar o meio ambiente.

O evento também contou com atendimentos na área de saúde como dentista, dermatologista, profilaxia da dengue, acupuntura, auriculoterapia, realização de consultas oftalmológicas com a Fundação Banco de Olhos (Fubog), assim como, cursos profissionalizantes e assistência jurídica e social. Serviços voltados ao produtor rural também foram destaques nesta edição. Entre eles, linhas de crédito viabilizadas pela GoiásFomento,  cursos de qualificação por meio do Senar e da Faeg, além da Feira do Produtor Rural, onde os produtores puderam expor e comercializar os seus produtos.

Também participaram do evento a primeira-dama de Rio Verde, Lilian do Vale;  filho do prefeito de Rio Verde, Lucas do Vale; deputados estudais Chico KGL e Carlos Kabral; secretário do Governo, Ernesto Roller; assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Simeyzon Silveira; defensor público-geral do estado, Domilson Rabelo; Coordenador regional da Emater Sudoeste, José Luiz Lop; gerente de agronegócios da GoiásFomento, Guido Juliano; vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e demais autoridades.

39ª Exposição Nacional de Orquídeas

Ainda no fim de semana, o presidente da Alego participou, na sexta-feira, 27, da abertura oficial da 39ª Exposição Nacional de Orquídeas, na cidade de Piracanjuba. O evento também contou com a presença do governador Ronaldo Caiado que, na ocasião,  assinou ordens de serviços para a construção de 49 unidades habitacionais no município e para a reestruturação de trechos de duas rodovias: cinco quilômetros da GO-563 e 3,4 quilômetros da GO-147. De acordo com Lissauer, uma "noite de alegria e de boas notícias", para os piracanjubenses.

"É uma honra estar aqui nesta noite com todos vocês e nesta cidade que é referência pra todos os orquidófilos de Goiás e todo o Brasil. Sem dúvidas, um momento de muita alegria, união e, acima de tudo, de boas notícias para a nossa população com o anúncio de todas essas obras que serão executadas pelo governo de Goiás. Nós temos um governo que sabe aplicar os recursos públicos e prova disso são todos esses investimentos que estão chegando aqui em Piracanjuba", pontuou Lissauer.

Participaram da solenidade, o prefeito de Piracanjuba, Claudiney Bode, deputados estaduais, Amauri Ribeiro e Francisco Oliveira, deputada federal, Flávia Moraes; ex-senadora Lúcia Vânia; vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Totus Tuus
Finalizando sua agenda de compromissos, Lissauer participou na noite deste sábado, 28, em Goiânia, do Totus Tuus (Todo teu, Maria), promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do setor Itatiaia. Considerada uma das maiores manifestações católicas do Centro-Oeste dedicadas à Virgem Maria, o evento, realizado no ginásio Goiânia Arena após dois anos interrompido em razão da pandemia da Covid-19, também recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário de Fátima, em Portugal.

Presidida pelo padre Marcos Rogério e pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, a celebração eucarística contou ainda com a participação do governador Ronaldo Caiado, primeira-dama, Gracinha Caiado, prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, deputado federal Francisco Júnior e outras autoridades. A expressão latina Totus Tuus significa "todo teu" e ficou conhecida, sobretudo pela comunidade católica, por ter sido o lema do pontificado do Papa João Paulo II (1920-2005), que tinha particular devoção e consagração à Virgem Maria.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br