Header Ads



Hetrin implementa quatro novas Comissões Hospitalares

 

Equipes atuam nas melhorias assistenciais e garantia de sustentabilidade institucional

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) sempre promove aperfeiçoamento no trabalho que desenvolve junto à população, garantindo maior segurança ao paciente nos serviços de saúde. Reforçando esse compromisso, recentemente a unidade implantou quatro novas comissões hospitalares: Transfusional, Cuidados Paliativos, Obras e Manutenção Predial e Manutenção Clínica.

“Garantir maior segurança ao paciente, cumprimento das normas e resoluções determinadas pelo Ministério da Saúde, qualidade nos serviços oferecidos, visando a melhoria contínua dos processos internos, atendendo a legislações específicas e outros aspectos são os principais objetivos das comissões”, relata a enfermeira de qualidade da unidade hospitalar, Janaina Saito.

As comissões atuam para melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente e na organização e otimização das demandas dos diversos setores que compõem o hospital. As equipes são formadas por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros e administrativos, que se reúnem periodicamente para avaliar as ações e deliberar a realização de novos procedimentos por meio do gerenciamento de riscos e de orientações na implantação de protocolos.

‘’As comissões devem ser proativas e possuir espaço aberto junto à gestão, propondo atitudes preventivas e corretivas, apresentando propostas de melhorias dos atendimentos, aperfeiçoamento das rotinas, buscando continuamente a melhor qualidade no atendimento prestado ao paciente e bom funcionamento do ambiente de trabalho” complementa a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

 

Veja quais são as comissões e suas atribuições:

Comitê Transfusional: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente internado com indicação de transfusão de hemocomponentes e hemoderivados.

Comissão de Cuidados Paliativos: Assegurar atendimento humanizado e ético, buscando uma melhor qualidade de vida, não só do paciente, mas também aos seus familiares, atendendo às necessidades físicas, emocionais, psicológicas, sociais e espirituais. A comissão é composta por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Comissão de Obras e Manutenção Predial: Avaliar e discutir os projetos de obras e de reformas nos diversos setores do HETRIN, de acordo com as normas reguladoras vigentes.

Comissão de Manutenção Clínica: É um órgão de apoio consultivo e deliberativo, com o objetivo de subsidiar a instituição na efetividade decisória em qualidade e racionalização de meios e recursos no que tange à definição, seleção e priorização da manutenção e/ou aquisição de equipamentos para uso clínico, bem como subsidiar decisões relacionadas ao uso dos recursos públicos e espaços destinados a estes, por meio de critérios técnicos e gerenciamento dos equipamentos de saúde que atendam as disposições legais.

Comissões já existentes: Comissão de Ética Médica; Comissão de Ética de Enfermagem; Comissão de Análise e Revisão de Prontuários; Comissão de Ética em Ensino e Pesquisa; Comissão de Controle de Infecção relacionada a Assistência em Saúde; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Comissão Interna de Verificação de Óbitos; Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional; Comissão de Farmácia, Terapêutica e Padronização de Medicamentos; Comissão de Proteção Radiológica; Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde; Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente; Núcleo Hospitalar de Epidemiologia; Comissão de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes.

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas – camila@ecco.inf.br

 

Postar um comentário

0 Comentários