Sistema exibe em tempo real o avanço estrutural e financeiro da edificação


Foto: Divulgação


O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) passa atualmente por um processo de ampliação que beneficiará ainda mais a assistência em saúde: o Novo Hetrin aumentará o número de leitos de 56 para 149, em uma área de 2.491 m² para 8.194 m² – aproximadamente 3,5 vezes maior do que o tamanho atual.

 

Para que a população possa acompanhar, em tempo real, todo o desenvolvimento da obra e seus custos, a unidade lançou a plataforma eletrônica “Transparência Total”. O sistema foi lançado na manhã dessa terça-feira, 17, e contou com a participação de jornalistas, formadores de opinião, representantes da Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), autoridades e diretores do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social responsável pela administração da unidade.

 

A ferramenta possui dados detalhados dos avanços financeiro e físico em forma de gráficos, uma linha do tempo com as etapas de cada ala, fotos do andamento da construção, imagens ao vivo da obra, relatórios, vídeos explicativos e muito mais. A ideia é mostrar, em tempo real, tudo o que for relacionado à obra, para o devido acompanhamento pela sociedade.

Nesse sentido, a direção do IMED ressalta: “É fundamental que a sociedade acompanhe em tempo real a obra do Novo Hetrin e saiba dos custos envolvidos, com absoluta transparência”, explica Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral da Instituição.

 

Reforma e Ampliação

 

Para a ampliação do hospital, o Governo de Goiás está investindo cerca de R$ 50 milhões. As obras devem terminar em meados de 2023. A população não terá que esperar a finalização de toda a obra, já que a previsão é de que os serviços sejam entregues em fases, para a rápida disponibilização.

 

A primeira fase da ampliação está em fase de finalização. Em breve, os pacientes terão um novo centro de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). O novo setor contará com 05 consultórios para atendimento ambulatorial, 01 sala de Tomografia, 01 sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e 01 Sala de Comando da Tomografia. A sala de raio-x também foi realocada e ampliada, onde foi instalado um novo e moderno equipamento. O espeço também contará com 01 Sala de ECG, 01 Sala de Ecocardiograma, 01 sala de Ultrassonografia e 01 Sala de Laudos.

 

Durante o período das obras, todos os serviços do hospital serão mantidos e nenhum cidadão deixará de ter atendimento. “Estamos avançando cada vez mais com as obras. A primeira fase está quase pronta e em breve a população de Trindade e região vai contar com o que há de mais moderno na medicina”, finaliza Vânia Fernandes, diretora do hospital.  

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Camila Braunas – camila@ecco.inf.br