Governador tem o dobro ou mais de intenção de votos que os rivais



O instituto Paraná Pesquisa realizou levantamento de intenção de votos em todo o Distrito Federal e atestou a liderança do atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), na disputa pelo Palácio do Buriti, em outubro.

A consolidação da liderança de Ibaneis pode ser verificada na pesquisa espontânea, em que o entrevistado é solicitado a informar em quem pretende votar. Nessa modalidade, não é exibida uma lista de pré-candidatos ao entrevistado.

Na pesquisa espontânea, Ibaneis Rocha lidera com 17,3% das menções espontâneas, seguido de (José Roberto) Arruda (PL), com 2,1%. Em 3º lugar aparece o senador (José Antônio) Reguffe (Podemos), com 0,6% das citações, mesmo percentual de Leandro Grass (PV).

Seguem-se na pesquisa espontânea Flávia Arruda (PL), Izalci Lucas (PSDB) e Leila do Vôlei (PDT), todos com 0,5%. O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) é citado apenas por 0,4% dos entrevistados, enquanto Rafael Parente (PSB) aparece com 0,2% e Keka Bagno (Psol) 0,1%.

Veja a pesquisa espontânea para o governo do DF:
Importante também é o percentual de indecisos, na pesquisa espontânea: 68,2%. Responderam "ninguém", "branco" ou "nulo" 8,4%.

Já no levantamento estimulado, quando os entrevistados são confrontados com uma lista de nomes, em um primeiro cenário, que inclui a candidatura de Flávia Arruda, o governador Ibaneis Rocha lidera com folga, somando 40% das intenções de voto, quase o dobro dos 22,1% atribuídos à ex-ministra da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro.

Nesse primeiro cenário estimulado, a senadora Leila do Vôlei surge em terceiro lugar, com 11,6%, seguida de Grass (3,4%), Parente (2,3%) e Bagno (0,7%).

Ja no primeiro cenário estimulado, o percentual de indecisos despenca: 7% não sabem ou não responderam e 12,9% afirmam a intenção de votar "branco", "nulo" ou afirmam não optar por nenhum dos candidatos listados.

Veja a pesquisa estimulada para governador do DF:

Em outro cenário da disputa para o governo do DF, sem Flávia Arruda e com Reguffe na disputa, a liderança do atual governador Ibaneis Rocha se amplia mais: ele soma 41,1%, contra 16% do senador.

Nesse cenário, Leila vai a 12,5%, enquanto Grass fica praticamente no mesmo lugar, com 3,4%, assim como Parente (2,5%) e Bagno (0,7).

Também neste cenário estimulado, o percentual de indecisos registra queda acentuada, em relação à pesquisa espontânea: 7.9% dizem que não sabem ou não responderam e 15,6% dizem que votarão "branco", "nulo" ou não optar por nenhum dos candidatos citados.

Veja outro cenário na disputa para governador do DF:


Flávia lidera para o Senado, seguida de Damares
O levantamento do Paraná Pesquisas confirma ainda outra certeza, no quadro político eleitoral do DF: se for candidata ao Senado, a deputada e ex-ministra Flávia Arruda pode ser considerada "com a mão na taça".

De acordo com a pesquisa, Flávia lidera com 35,6% das intenções de voto para o Senado, enquanto a também ex-ministra Damares Alves (Republicanos) surpreende em segundo lugar, com 21,4%.

Paula Belmonte (Cidadania), atual deputada federal, tem 6,2% das promessas de voto, e em 4º surge a sindicalista Rosilene Corrêa (PT), com 3,3%, e Paulo Roque (Novo), que soma 2,2%.

Em um segundo cenário para o Senado, sem Flávia Arruda e com Reguffe na disputa, o atual senador está rigorosamente empatado com Damares Alves, cada um deles com 21,4%.

Incluído nesse segundo cenário, o ex-governador e empresário Paulo Octavio (PP) surge em 3º, com 11,4% para o Senado, seguido de Belmonte (5,9%), Corrêa (3,2%) e Roque (2,3%).

O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.540 eleitores em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 6 e 10 de junho. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº DF-09171/2022.