Datas buscam alertar população sobre os riscos de ambas as causas

 

Realize exames preventivos contra câncer de cabeça e pescoço

O dia 27 de julho une duas ações que possuem propósito de salvar vidas. Nesta data é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Para alertar a população, o projeto Amor Cantado – Acolhimento Musical, do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, dedicou o programa da última quarta-feira (27) a esses temas relevantes.

Na ocasião, o engenheiro e apresentador voluntário, Hercílio Ramos Júnior, destacou que atualmente o Brasil possui números alarmantes sobre Acidente de Trabalho. Entre 2012 e 2021, 22.954 pessoas morreram no país. No mesmo período de tempo, foram registradas 6,2 milhões de CATs (Comunicações de Acidente de Trabalho).

Em relação aos dados referentes ao diagnóstico de cânceres de cabeça e pescoço, com exceção da Tireóide, também são alarmantes. De acordo com o Inca, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento. Em 2019, cerca de 20 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

“Temos o compromisso de alertar e incentivar a população sobre temas relacionados à saúde pública. O número de pacientes que descobrem de forma tardia câncer na cabeça ou pescoço é muito grande. Então estamos aqui para incentivar as pessoas a buscarem auxílio médico com frequência e fazer check up sempre que possível para manter o bem-estar”, afirma Hercílio.

Amor Cantado


O projeto musical foi criado em 2020 com o intuito de proporcionar um alívio na dor emocional de pacientes hospitalizados e de seus familiares e hoje busca levar informações relevantes para a população, pacientes e familiares sobre cuidados e prevenção à saúde. O programa vai ao ar todas às quartas-feiras pelo canal TV IMED, no Youtube. Ele também é transmitido simultaneamente para o Hospital Estadual de Trindade e Hospital Estadual de Formosa, ambos em Goiás. Toda semana diferentes temas são abordados. Neste ano, a live já abordou temas como Maio Amarelo, Dia das Mulheres, Doação de Sangue entre outros.