Entrega da honraria, realizada na Praça do Chafariz, encerra dia de solenidades que marcam transferência da capital para a cidade de Goiás



Dentro da programação de solenidades alusivas à transferência da capital para a cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado entregou na noite desta segunda-feira (25/07) a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades, em evento realizado na Praça do Chafariz. É a mais alta condecoração concedida pelo Estado.

O chefe do Executivo ressaltou que a entrega das homenagens é uma forma de agradecer àqueles que contribuem com o desenvolvimento do Estado. "Temos que reconhecer as pessoas que ajudaram e estão ajudando Goiás. A maior comenda do Estado é o reconhecimento a homens e mulheres que no decorrer de suas vidas voltaram os olhos para ajudar o Estado de Goiás", afirmou.

"Nós goianos temos a característica da gratidão. Tenho a humildade de poder reconhecer que várias autoridades, nem todas do Estado, algumas de outros países, recebem esse reconhecimento do povo goiano por tudo que fizeram ao estender as mãos nos momentos mais delicados", concluiu Caiado.

Entre os homenageados, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos Alberto França, destacou que a entrega das comendas na cidade de Goiás é um marco. "O poder judiciário se sente honrado de estar presente nessa solenidade. E nesta cidade que é o berço de nós goianos de nascença ou por adoção".

"Em nome dos agraciados queria dizer que com esse interregno de dois anos, viemos aqui com o coração cheio de alegria para receber essa grande honraria. É um momento de emoção e reflexão por tudo que vivemos", pontuou o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Carmo Andrade.

Honraria
A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479, de 24 de junho de 1975. Sua finalidade é agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás.

A honraria é dividida nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador. O governador é o Grão-Mestre da Ordem e a ele compete proceder às nomeações, promoções ou exclusão dos seus membros.

Participaram do evento, alguns deles também homenageados com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, o vice-governador Lincoln Tejota; o senador Luiz Carlos do Carmo; o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18º região, desembargador Daniel Viana Júnior; os embaixadores Miguel Humberto Lecaro Bárcenas (Panamá) e Daniel Zohar Zonshine (Israel); os deputados federais Lucas Vergílio e Delegado Waldir Soares; os deputados estaduais, Bruno Peixoto, Rafael Gouveia, Wagner Neto, Lêda Borges, Virmondes Cruvinel e Rubens Marques; o ex-deputado federal Daniel Vilela; o ex-ministro Alexandre Baldy; e o superintendente do Iphan Goiás, Alisson Cabral.



Fotos: Júnior Guimarães e Lucas Diener.