Monumento é uma obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento.Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência. Pensando em fazer um monumento à fé das pessoas. A igreja Universal inaugura Solo Sagrado, templo moderno com capacidade para 5.000 pessoas em Brasília. O templo fica localizado em Taguatinga, tem 54 mil metros quadrados e começou a ser construído em 2019



A Igreja Universal inaugurou neste domingo o templo Solo Sagrado, em Brasília. O prédio começou a ser construído em 2019, em Taguatinga, e passará a ser a nova sede administrativa da igreja no Distrito Federal. A inauguração contou com a presença do fundador da Igreja Universal, o Bispo Edir Macedo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador do DF, Ibaneis Rocha, também participaram.

O Bispo Macedo destacou o papel da alma. "Você tem certeza de para onde vai a sua alma? Bem, só Deus pode responder isso. Você também sabe. Se você não tem sossego, se não tem paz, pode ter certeza que sua alma está indo para o abismo", disse. Ele suplicou também pelas pessoas que se sentem perdidas e pelas que cresceram sem referencial familiar. "Eu não sei a dor que você sente, mas sei que Deus sente sua dor e Ele quer ser seu Pai, Ele quer salvar sua alma."

Durante a manhã, o Bispo Macedo realizou a primeira cerimônia de inauguração do Solo Sagrado. "Nós estamos diante do Altíssimo. Deus é Espírito. Você não O vê. Você não vai senti-lO, não vai tocá-lO, mas Ele está aqui. Ele está com todos os que manifestam e esboçam uma fé na Sua Santa Palavra", afirmou.

O Bispo Wagner Negrão, que conduziu o culto, falou sobre a importância do novo templo. "Se este solo é sagrado, recebido por Deus, receba a resposta agora. Seja fortalecido, seja avivado, seja transformado. Nunca mais a sua vida será a mesma, só se você permitir. Mas a partir de hoje a obra de Deus faz a sua vida", disse.



Com 54 mil metros quadrados de área construída, esse é o primeiro templo do DF com capacidade para mais de 5.000 pessoas sentadas. Segundo a Universal, o empreendimento foi idealizado em virtude do crescimento populacional do Distrito Federal e do crescente número de fiéis da igreja. O tradicional templo da igreja localizado na Asa Sul, inaugurado em 2002, comporta 1.870 pessoas, menos da metade do novo prédio.

O governador Ibaneis Rocha afirmou que é um momento muito importante para o DF. "Um templo que tem não só a grandiosidade, mas o carinho de receber a população da nossa cidade. Eu tenho convicção de que vai se tornar um local de peregrinação em que as famílias virão para contemplar um pouco do que Deus tem a oferecer."

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, destacou a importância dos trabalhos sociais conduzidos pela Universal. "Acho que Brasília ganha um grande presente para o DF e não há quem não reconheça a importância social da Universal. Ela chega aonde nenhum governo chega: aos vulneráveis", afirmou.

Detalhes do projeto
O projeto do Solo Sagrado aproveitou o que há de melhor da tecnologia para ser um espaço ambientalmente sustentável e de linhas harmônicas. "O prédio é moderno, com fachada quase toda de vidraças, sistema que permite que passe a iluminação, gerando economia de energia elétrica. Atentos à sustentabilidade, temos um projeto de reaproveitamento da água quente residual do sistema de refrigeração dos ambientes, para chuveiros e torneiras. Assim, não sendo necessária energia elétrica para aquecimento", disse o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Valdir Pereira dos Santos Júnior.

O bispo José Peixoto também ressaltou as vantagens do novo espaço. "É um projeto moderno, diferente, é uma construção maravilhosa. O povo aceitou de primeira e tenho certeza que serão milhares de almas ganhas aqui, não só para o povo de Brasília, mas também do Entorno do DF. E hoje recebemos pessoas do Brasil inteiro", disse o religioso.

No acesso ao prédio, há um grande hall de linhas orgânicas, com mais de 10 metros de altura, que são revestidas em peças triangulares de material de alumínio composto. Durante o trajeto de acesso ao templo, percorre-se uma grande esplanada, sob uma marquise metálica suspensa a mais de 14 metros de altura.



Tecnologias como sistema de som invisível, reúso de água e reaproveitamento do calor do ar-condicionado para aquecimento da água do batistério também estão presentes na obra. O sistema elétrico será alimentado por um transformador trifásico e por um grupo gerador que supre 100% das instalações elétricas da edificação, entre eles o sistema de ar-condicionado.

A iluminação do templo será totalmente em LED, cujo objetivo, além do rendimento luminoso, é o baixo consumo de energia elétrica. As áreas de maior agrupamento de público, por exemplo, serão automatizadas, permitindo que a iluminação seja acionada de forma racional, de acordo com a ocupação do ambiente e da preferência do palestrante.

A construção conta com um estacionamento para mais de 600 veículos, salas da escola bíblica infantil, que pode comportar mais de 200 crianças, estúdios de rádio e TV e área administrativa.

Ibaneis na inauguração 
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da inauguração da nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus, em Taguatinga, na noite deste domingo (31). Candidato à reeleição, Ibaneis foi ao local acompanhado de sua esposa Mayara Noronha Rocha. O presidente Jair Messias Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro também participaram do culto inaugural.

Fotos: Marcelo Ramos.

"É um momento muito importante para o DF. Um templo que tem não só a grandiosidade, mas também o carinho de receber a população da nossa cidade, localizado numa das principais cidades do Distrito Federal, que é Taguatinga", destacou Ibaneis Rocha.

A gestão do emedebista prega o respeito à liberdade religiosa. Logo no início do mandato, Ibaneis abriu as portas do gabinete para ouvir as demandas e ampliou o diálogo ao criar a Unidade de Assuntos Religiosos e, posteriormente, a Secretaria da Família.

"A igreja, e aí falo não só dessa, mas de todas as igrejas do DF, elas têm tido um papel de muita importância. Passamos por dois anos e seis meses de pandemia muito fortes e tivemos a oportunidade de verificar todo o trabalho que a igreja faz na área social. Não só na entrega de cestas básicas, mas principalmente no acolhimento das famílias, no acolhimento às pessoas que mais necessitam, as pessoas mais carentes, usuários de drogas e todos aqueles que procuram as igrejas para se confortar", acrescentou Ibaneis.

Em outra frente, a regularização de templos e entidades socioassistenciais avançou. De 2009 a 2018, apenas 190 escrituras foram entregues para entidades religiosas. Já na gestão Ibaneis, foram 223 escrituras públicas entregues entre 2019 e 2021.

"Desde que assumi o governo eu criei uma assessoria religiosa no Palácio do Buriti, temos tido a oportunidade de regularizar diversos tempos, sancionamos a lei que tornou as igrejas essenciais à comunidade durante a pandemia e tudo isso nos alegra e nos deixa em paz em saber que estamos caminhando juntos com aqueles que pregam a palavra de Deus", finaliza o candidato ao governo pelo MDB.
 
O governador também estabeleceu a moeda social como forma de democratizar a regularização. Isso significa que as instituições do DF podem obter a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e regularizarem seus espaços em troca da execução de serviços gratuitos à comunidade.

Fato que é lembrado pelo deputado federal Júlio César Ribeiro, membro da Universal. "Eu já participei de alguns governos e nunca vi um governo como o do Ibaneis, que dá uma atenção totalmente especial para as igrejas na questão da regularização e da moeda social. O governador tem sido um grande exemplo para nós", afirma.

Relações Institucionais da Igreja Universal do Reino de Deus, o Bispo Eduardo Bravo comemorou a abertura da nova catedral em Brasília. "É um palácio para Deus, que foi construído no coração de Brasília. Daqui as orações serão feitas para todo o Brasil, isso tem um valor espiritual muito grande", pontua.  

História
A Igreja Universal foi inaugurada em 9 de julho de 1977, com a presença de 225 pessoas, no antigo galpão de uma funerária na zona norte do Rio de Janeiro. Nos dias seguintes à inauguração, os cultos já eram frequentados por mais de 400 pessoas diariamente. Dez anos depois, em 1987, a Igreja Universal pregava a palavra de Deus em 356 templos em 18 estados do Brasil. Na década de 1990, todos os estados já contavam com a presença da igreja.

Em 1986, a Universal inaugurou o seu primeiro templo no exterior — em Nova York, nos Estados Unidos —, e desde 2005, com a abertura de uma unidade na Nova Zelândia, na Oceania, a Igreja tem representantes em todos os cinco continentes habitados. Atualmente, a Universal está presente em 142 países, o que corresponde a mais de 70% das 195 nações do mundo.

Nesses anos, a igreja contribuiu com ajuda humanitária a diversos segmentos da sociedade, como auxílio a pessoas em situação de rua, analfabetos, detentos e seus familiares e crianças. Apenas em 2022, os 17 programas sociais mantidos pela instituição já socorreram 4,5 milhões de pessoas no Brasil e 1,1 milhão de pessoas no exterior.