Profissionais comemoram a 30ª edição da CASACOR Brasília  com uma parceria de sucesso,  assinando um ambiente do Grupo Eixo 

 




Inovação, ousadia, essência, personalidade, modernidade e resgate de memórias do convívio social são características retratadas no “Espaço Ser”, que é uma Sala Bar,  assinada pela arquiteta Silvana Albuquerque e pela designer Luisa Albuquerque, na 30º edição CASACOR Brasília, que acontecerá na Arena BRB Mané Garrincha. 


Nessa edição histórica, em decorrência das três décadas da mostra realizada em uma edificação icônica da arquitetura da cidade, Silvana e Luisa retratam a temática deste ano que é o “Infinito Particular” por meio de um projeto que conecta o passado com o presente, resgatando o nosso DNA em um local propício para o abrigo de lembranças, paixões e prazeres. 


Para isso, as profissionais surpreendem assinando um ambiente do Grupo Eixo, com um trabalho diferente do que vinha sido apresentado nas edições anteriores, conforme explica Silvana Albuquerque. “Neste ano tanto eu quanto a Luisa quisemos sair da “caixinha”, deixando de lado os tons pastéis e o conceito do simples. Isso porque o nosso desejo era de mudança, pois nesse período pós-pandemia as pessoas querem o resgate da própria essência e das suas memórias”. 


E para reaver toda essa essência, o projeto enaltece as cores, com a madeira pau-ferro, incluindo a sofisticação dentro de um conceito urbano. Além disso, o espaço traz uma releitura da decoração de anos atrás, com o uso do veludo e de tons mais escuros.  


O bar acoplado em uma estante que também tem o papel de biblioteca é um dos destaques do ambiente, um item muito usado em décadas anteriores. Trata-se de uma biblioteca antiga de família com livros da literatura clássica brasileira e internacional. “Trouxemos elementos que não estavam mais em uso, mas com uma releitura sofisticada que propiciam a convivência”, comentou a designer Luisa Albuquerque. E  tudo isso é pautado na valorização do conforto e da praticidade, sem perder a preocupação com a estética; fatores que despertam os sentidos e a vontade de morar em comunhão com a nossa essência e com as pessoas queridas afetivamente.


A versatilidade também está presente no “Espaço Ser,” pois tudo foi pensado para atender, de forma multifuncional, os  prazeres e paixões, sem perder a sofisticação e o aconchego que os novos tempos requerem. Por isso, a área de estar e do jantar se entrelaçam e se complementam, onde a mesa não tem apenas a função de apoio no servir de uma refeição; podendo ser um aparador  ou um espaço de trabalho, por exemplo.


Por se tratar de uma mostra inserida em um estádio de futebol, realizada também um ano de Copa do Mundo, Silvana e Luisa quiseram trazer ao ambiente o destaque de onde a CASACOR está sendo realizada. Para isso, elas fizeram um rasgo no teto com formas orgânicas, que propicia a visão das arquibancadas do Estádio Mané Garrincha. 


E todo esse contexto do orgânico, que é uma tendência na arquitetura e do design da atualidade, também está presente em outros itens, como na “Mesa Pingos” produzida pela Fábrika 61. Na parte de baixo é visível a representação dos pingos feitos com material em latão, como se fosse chuva, sendo que alguns pingos são suspensos e outros se apoiam no piso, servindo de sustentação. Um detalhe a ser observado é que o desenho do recorte do teto é o mesmo aplicado na mesa. 


Segundo Silvana Albuquerque, os móveis planejados, executados pela Celmar Brasília, são bem diferenciados do estilo que elas costumavam fazer. “Nesse mobiliário, colocamos uma porta de correr em vidro que transforma os ambientes e dependendo da posição dela damos a abertura para uso do bar ou da cozinha”. 


A tecnologia é algo muito presente na sociedade e poderá ser vista no “Espaço Ser”, que é totalmente automatizado por uma tela touch e também integrado por comando de voz. Sendo assim, é possível acionar cortinas automatizadas que foram produzidas pela Pink Interiores; além do acionamento da iluminação, do controle remoto do espaço por meio de câmera, entre outras possibilidades.  


A iluminação é um dos pontos altos do ambiente que foi trabalhada em conjunto com a Art & Luz, de forma a favorecer os elementos do espaço, dando destaque, por exemplo, aos móveis planejados,  aos mármores, elementos do bar e emolduramento do teto.  


Unindo o conceito do projeto, que preza pela a valorização do material nobre e duradouro, Silvana Albuquerque disse que especificou, na Marmoraria MCunha, uma pedra exótica e com os veios em evidência  para ser aplicada como painel.  


Com a execução da Pink Interiores, os tapetes foram desenhados por Silvana e pela designer Luisa, confeccionados com a linguagem orgânica, limpa e com detalhes discretos de listras.  O sofá verde em formato de “L”, foi feito com o intuito de abraçar o espaço. Já as cadeiras são feitas em veludo cotelê,  justamente trazendo resgate  de um material que era muito usado no passado. Para complementar o ambiente, a arquiteta escolheu mobiliários de antiquário com peças assinadas, que contam histórias. 


Na decoração, Silvana e Luisa usaram os adornos da Decor Art como pontos de cores, elegância e para imprimir o conceito da mostra. Entre as escolhas, os brasilienses poderão ver os  Vasos Di Murano,  centros de mesa, livros de artes, caixas decorativas em madrepérola, couro e osso, além de taças de cristal com detalhes em ouro. Já pensando na resistência e praticidade, foi usado no ambiente um piso vinílico clicado da Hausz Brasilia, proporcionando conforto acústico e térmico.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS (LISTAGEM DOS PRODUTOS DO AMBIENTE): 


  • Iluminação ( Art & Luz) :


Embutido de teto square Stella, embutido marcenaria, perfil de led para teto, abajur, luminária de chão, espelho redondo, iluminação para os vasos e spot clip para os móveis planejados.


  • Móveis Planejados ( Celmar Brasília)

Móvel bar com espaço para adega com gavetas, além de espaço para bebidas e forno de embutir com acabamentos em BP pau-ferro e lâmina natural Ébano Catedral com frentes Sigma e perfil preto. Os acessórios woodbox teca contemplam o faqueiro, porta tempero,  bandejas e o divisor de talher e porta de correr vidro canelado.


  • Marmoraria ( MCunha):


O painel da parede é feito de  Quartzito Mont Blanc. Já a bancada foi produzida em Mármore Michelangelo e o painel da bancada é composto pelo  Mármore Michelangelo.



  • Móveis Soltos (Fábrika 61):  


Sofá Dumont, da designer Larissa Batista; mesas laterais Bold, da designer Aciole Felix;  mesa de jantar com pés em metal dourado envelhecido e tampo em Fórmica Tom amadeirado, cadeiras em metal e encostos revestidos em veludo, além de puffs com assento estofado revestido em veludo.


  • Adornos (Decor Art): 

 

Vasos Di Murano fosco âmbar, vasos de vidro fosco verde, mini centro de mesa com detalhes em ouro, mini centro de mesa branco, mini centro de mesa verde, adorno cúpula com borboletas, livros de artes,  caixas decorativas em madrepérola, caixas revestidas em couro, caixas revestidas em osso e  taças de cristal com detalhes em ouro. 


        -   Revestimentos ( Hausz Brasília): 


Piso Vinilico LVT Tarkett da coleção Ambienta ® Tech, no modelo Wengué



  • Decoração ( Pink Interiores): 


Tecido Bouclé da Coleção Dreams Pink Interiores para os puffs, tecido veludo Cotelê Bege Claro para as cadeiras, tecido em couro Náutico na cor Whiskey para as portas de correr, tapete orgânico personalizado, cortinas no  modelo wave e em tecido de linho misto, além de trilhos motorizados e motor Somfy para integração em sistema de automação. 




PERFIL SILVANA ALBUQUERQUE E LUISA ALBUQUERQUE 


Há anos atuando na Capital Federal, Silvana e Luisa são reconhecidas pela imensa expertise no segmento da arquitetura e do design de interiores bem como também por um trabalho baseado no bom gosto, na criatividade e na elegância. 


Silvana é arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade de Brasília, assina projetos residenciais, comerciais e corporativos. Ao longo de sua carreira participou de várias mostras de decoração.  Luisa, filha de Silvana Albuquerque, é designer de interiores e emprega aos projetos o seu olhar atento aos detalhes, imprimindo sofisticação e requinte aos ambientes.     


Tanto Silvana quanto Luisa são profissionais que estão sempre se atualizando e buscando novos conceitos e tecnologias. A experiência de anos de dedicação e parceria traduz-se na maturidade dos seus trabalhos.


GRUPO EIXO:


O Eixo surgiu com o objetivo de impulsionar o crescimento dos profissionais da arquitetura, do design e da construção civil da Capital Federal, bem como também de empresas do segmento. Outra premissa do grupo é a geração de conexões e de novos negócios para as empresas parceiras do Eixo no segmento.


 

SERVIÇO: 


CASACOR Brasília 2021

Quando: 03 de setembro a 02 de novembro

Onde:  Estádio Nacional Mane Garrincha

Horário de funcionamento*:


Maiores Informações: 

ASCOM Agência Fato (61)  9.9423-3830
Fotografias: Edgard César