Unidade passou por um novo processo de avaliação e manteve o certificado de qualidade no atendimento à população


O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alto padrão voltado à comunidade”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

O processo foi realizado durante o mês de outubro e contou com a participação dos colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Saito, o processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo. “É um momento rico de aprendizagem e evolução para todos”, relata a enfermeira.

O Hetrin passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos internacionalmente estabelecidos e reconhecidos pela ONA. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias.

A unidade é gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), e o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

“A manutenção da certificação reforça o compromisso que direção e profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos, visando garantir sempre um atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes.

Para o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

Acreditação

A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.

Pensando na constante evolução, o Hetrin se prepara agora para alinhar os protocolos ao novo manual. Com o foco em conquistar maior consistência nos processos e maior segurança dos pacientes, o novo manual, válido de 2022 a 2025, busca incentivar as organizações de saúde a aprimorar cada vez mais a gestão e a qualidade da assistência.