Jornalista Toni Duarte tomou posse como Acadêmico da primeira cadeira de jornalismo da ALACH em Brasília



No último sábado (29), o jornalista Toni Duarte tomou posse como Acadêmico da primeira cadeira de jornalismo criada pela ALACH (Academia Latino-Americana de Ciências Humanas), em Brasília. A solenidade ocorreu no Espaço da Corte, no Setor de Clubes da Vila Planalto e contou com a presença de diversas autoridades do mundo jurídico, político e cultural

A cadeira de jornalismo tem como patrono o proeminente jornalista e criminalista maranhense José Jámenes Ribeiro Calado, falecido em 3 de dezembro de 2008. Ao todo, serão nove Acadêmicos que assumirão cadeiras das mais diversas áreas das ciências jurídicas, humanas e sociais.

Toni Duarte é editor-chefe do RadarDF e atua como jornalista desde 1976. Com sua posse, a Academia Latino-Americana de Ciências Humanas passará a contar com 187 membros, liderados pelo presidente do Supremo Conselho Acadêmico Internacional, Raul Canal.
  
Fotos: Marcos Santos.

"É uma grande honra fazer parte desta instituição tão importante para as ciências humanas e, especialmente, para o jornalismo. Espero poder contribuir para a valorização da profissão e para o avanço do conhecimento em nossa área." - Toni Duarte, novo Acadêmico da ALACH.

Durante a cerimônia, a ALACH também homenageou 11 autoridades do mundo jurídico, político e cultural com a "Comenda Pedro Alves Cabral". A cantora sertaneja Paula Fernandes fez um show à parte para os convidados.

A Academia Latino-Americana de Ciências Humanas é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e promover as ciências humanas, jurídicas e sociais, além de estimular a produção de conhecimento nessas áreas. A criação da cadeira de jornalismo é um marco importante para a valorização da profissão e o reconhecimento do papel fundamental que os jornalistas exercem na sociedade.