Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 80% de todos os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são evitáveis

Créditos: Shutterstock




Neste dia 29 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial do Coração, a chamada à ação é para as pessoas se cuidarem, prevenindo-se contra as doenças cardiovasculares (DCV).

De acordo com o dr. Thiago Germano Oliveira de Siqueira, cardiologista do hospital Anchieta, pertencente à Kora Saúde, a maioria das mortes provocadas por doenças cardiovasculares é causada por fatores de risco, como pressão alta, dieta pouco saudável, colesterol alto, diabetes, obesidade, uso de tabaco, sedentarismo e uso nocivo de álcool, entre outros. “Esses fatores podem, em grande medida, ser prevenidos ou controlados”, afirma o cardiologista.

As DCV fazem parte de um conjunto de doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos – veias e artérias –, incluindo-se as doenças cardíacas e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs). As DCV são as doenças não transmissíveis mais comuns, em nível mundial, e respondem por quase 20,5 milhões de mortes anualmente.


Incidência

Segundo a Federação Mundial do Coração, uma a cada três mortes por DCV ocorre, prematuramente, em pessoas com menos de 70 anos de idade; 85% das mortes por DCV são causadas por ataque cardíaco e acidente vascular cerebral; e 75% das mortes por DCV ocorrem em países de baixa e média renda.


Principais DCV

As doenças cardiovasculares mais incidentes, de acordo com o dr. Thiago Siqueira, são:

Doença Cardíaca – A doença coronariana, às vezes chamada de doença arterial coronariana ou doença cardíaca isquêmica, é o tipo mais comum de doença cardíaca. Refere-se a problemas cardíacos causados pelo estreitamento das artérias coronárias, que fornecem sangue ao músculo cardíaco.

Ataque Cardíaco – Um ataque cardíaco, ou infarto do miocárdio, ocorre quando algo, geralmente um coágulo sanguíneo, interrompe o fluxo de sangue para o coração. Sem oxigênio e nutrientes, o músculo cardíaco começa a morrer. Um ataque cardíaco pode não ser fatal, especialmente se o paciente receber atendimento médico imediato, mas pode causar danos permanentes ao coração.

Acidente Vascular Cerebral - Um AVC ocorre quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido, fazendo com que o órgão perca o seu fornecimento vital de oxigênio e nutrientes. Um acidente vascular cerebral pode ser causado por um coágulo sanguíneo na artéria cerebral ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe e sangra, danificando o tecido cerebral.


Prevenção

As principais recomendações para a prevenção de doenças cardiovasculares são:

Consumir uma dieta saudável e equilibrada; 

fazer exercícios físicos regularmente;

manter um peso corporal saudável;

evitar o tabaco e o álcool;

controlar o estresse;

conhecer seus números – verificar regularmente a pressão arterial, os níveis de colesterol e os de açúcar no sangue; e

tomar os medicamentos prescritos pelo médico para reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca, quando for o caso. 



Sobre a Kora Saúde 

Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.