No xadrez político brasileiro, a figura de Ronaldo Caiado, governador de Goiás pelo União Brasil, emerge como uma peça de complexidade e estratégia que desafia a simplificação ideológica. Conhecido por seu perfil de centro-direita, Caiado vem se posicionando de maneira que inquieta a esquerda, especialmente pela sua bagagem política robusta, expertise em debates e por uma gestão em Goiás que é frequentemente aplaudida por sua eficiência


por Paulo Melo

A jornada de Caiado na política é longeva e marcada por episódios de confronto direto com grandes nomes, como o próprio Lula, contra quem disputou nas eleições presidenciais de 1989. Desde então, sua trajetória foi pavimentada por uma série de atuações significativas tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, onde se estabeleceu como um opositor aguerrido e uma voz ativa em debates cruciais para o país.

Sua gestão como governador de Goiás é um dos pilares de sua força política. Sob sua liderança, o estado tem visto avanços consideráveis em áreas vitais como saúde, educação e segurança, o que não apenas eleva sua popularidade localmente, mas também fortalece seu perfil como um administrador competente aos olhos do eleitorado nacional.

No entanto, é sua habilidade em manter uma postura independente, mesmo diante de figuras políticas polarizadoras, que talvez seja sua característica mais notável. Caiado demonstrou não temer distanciar-se de alianças quando necessário, uma postura que se tornou evidente em sua relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Caiado, ao comentar sua relação com Bolsonaro, afirmou que nunca foi "cordeirinho". Esse comentário não apenas reflete sua independência política, mas também sublinha uma visão de alianças políticas como dinâmicas e não absolutas. "Não faz sentido esse negócio de está bem ou está mal", disse ele, destacando que ser aliado politicamente não equivale a uma submissão total. Essa declaração revela uma compreensão madura da política como um campo de negociações e de posicionamentos estratégicos, onde a identidade e os princípios pessoais não devem ser completamente sacrificados em nome de alianças.

A trajetória e as atitudes de Ronaldo Caiado sugerem uma nova abordagem à política brasileira, uma que valoriza a experiência, a gestão eficaz e a independência de pensamento. Em um momento em que o país se vê frequentemente dividido por intensas polarizações ideológicas, a figura de Caiado emerge como um potencial unificador, capaz de dialogar com diferentes espectros e, possivelmente, de liderar o Brasil em um novo capítulo de sua história.

Portanto, ao considerar o futuro político do Brasil, não se pode ignorar a influência e o potencial de figuras como Caiado. Sua capacidade de navegar pelas águas turbulentas da política brasileira com destreza e princípios firmes é um lembrete de que a liderança efetiva exige mais do que adesão cega a ideologias; requer uma compreensão profunda das dinâmicas políticas, habilidade de gestão e, acima de tudo, a coragem de manter a própria integridade.

*Paulo Melo é jornalista, administrador, professor, está síndico e presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Cidades Inteligentes - INCC.