2ª edição do Manual de Boas Práticas de Telemedicina e Telessaúde foi lançado na Câmara dos Deputados com lideranças de saúde digital
A Saúde Digital Brasil (SDB), associação sem fins lucrativos que reúne os principais players de desenvolvimento de tecnologias e prestação de serviços em saúde digital no país, realizou no dia 26 de novembro, das 8h30 às 9h30, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o segundo lançamento oficial da 2ª edição do Manual de Boas Práticas de Telemedicina e Telessaúde. A sessão contou com presidência da mesa da Deputada Federal Adriana Ventura, reforçando o caráter institucional e estratégico do encontro, que reunirá parlamentares com atuação na Comissão de Saúde, além de executivos e lideranças do ecossistema de saúde digital.
Dep. Pedro Westphalen, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa de Serviços de Saúde, da qual a SDB faz parte, Carlos Pedrotti, Presidente da SDB, Dep. Adriana Ventura, Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde Digital, João Pedro Braga Félix, Diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde
Com mais de 200 páginas, a nova edição do manual se consolidou como referência nacional, reunindo orientações sobre ética, segurança da informação, interoperabilidade, rastreabilidade, telenfermagem, saúde mental digital, emissão e uso de documentos eletrônicos, proteção de dados e integração de sistemas baseados no padrão HL7 FHIR. O conteúdo foi elaborado por dezenas de especialistas de instituições como Hospital Albert Einstein, Dasa, Conexa Saúde, Docway, Grupo Fleury, Sabin, Teladoc, TopMed, Doc24, InterSystems, Rapidoc, Mevo, Memed e L2D, além do apoio de patrocinadores como Afya, Mevo, Conexa, MV, Doc24 e CloudHealth.AI.
Ao levar o lançamento para a Câmara dos Deputados, a SDB busca aproximar conhecimento técnico da agenda regulatória, oferecendo às autoridades públicas um material robusto, acessível e capaz de subsidiar discussões sobre políticas públicas, boas práticas e diretrizes para o avanço seguro da saúde digital no Brasil. “A expansão da saúde digital exige diálogo permanente entre profissionais, empresas e gestores públicos. Compartilhar esse manual com o Legislativo reforça nosso compromisso em apoiar decisões informadas, baseadas em evidências e alinhadas às melhores práticas internacionais”, comenta Carlos Pedrotti, presidente da Saúde Digital Brasil e gerente médico do Centro de Telemedicina do Hospital Albert Einstein.
O download gratuito da 2ª edição do Manual de Boas Práticas de Telemedicina e Telessaúde está disponível no site oficial da SDB e pode ser acessado clicando AQUI.
A Saúde Digital Brasil é a voz do setor empresarial da saúde digital no país. Seu compromisso começa pelo bem coletivo. Mais do que representar empresas do setor, a entidade existe para garantir que a inovação em saúde digital sirva, acima de tudo, ao interesse público e à responsabilidade social.
A associação reúne
empresas que desenvolvem tecnologias e prestam serviços em saúde digital, com
representação séria e protagonista, comprometida em transformar a saúde
brasileira com qualidade, segurança e inclusão. Representa seus associados com
o objetivo principal de fortalecer e expandir a saúde digital no país,
defendendo uma regulamentação adequada junto ao governo e estabelecendo padrões
de boas práticas para que o setor cresça de forma ética e sustentável.
A Saúde Digital Brasil
nasceu para liderar, com ética e responsabilidade, a transformação digital da
saúde brasileira, promovendo qualidade, segurança, inclusão e inovação
sustentável, e contribuir com soluções para desafios como a saúde mental
corporativa.


.gif)








